Perguntas e respostas elaboradas como base nas perguntas mais frequentes recebidas pelo Fale Conosco e pela Ouvidoria do UNESC.

VESTIBULAR

Quando acontece o vestibular no UNESC?

Depende do curso. Geralmente, os vestibulares do UNESC acontecem em dois períodos por ano.

  • Um no final do 1º semestre (entre maio e junho), para todos os cursos, exceto Medicina, para ingresso no 2º. semestre letivo.
  • Outro, no final do 2º semestre (entre a 2ª quinzena de novembro e a 1ª quinzena de dezembro), para todos os cursos, para ingresso no 1º. semestre letivo do ano seguinte.

As datas são definidas pela Comissão Coordenadora do Processo Seletivo – ProSel e divulgadas em editais publicados no site da Instituição, meses antes da realização dos mesmos.

 

Quando acontece o vestibular para o curso de Medicina?

Regularmente existe o processo seletivo para ingresso (Vestibular) que acontece normalmente entre a 2ª quinzena de novembro e a 1ª quinzena de dezembro, em que são oferecidas 100 vagas iniciais. O processo seletivo tem duas fases distintas, sendo que a primeira fase (objetiva) é classificatória e eliminatória. Embora todos façam a segunda fase (discursiva), somente os 300 primeiros colocados da primeira fase têm sua prova discursiva corrigida, sendo que os demais estão automaticamente eliminados do processo seletivo. Os 100 primeiros classificados são chamados, sendo que vagas restantes são preenchidas em novas chamadas, conforme classificação na pontuação geral.

Qual é o procedimento para se inscrever nos vestibulares do UNESC?

As inscrições acontecem via internet por meio do site www.unesc.br ou no Setor de Atendimento dos Câmpus do UNESC, de segunda a sexta-feira, das 09 às 21 horas, em período definido no edital público divulgado no site da Instituição.

Quais os documentos necessários para se inscrever nos vestibulares do UNESC?

A documentação necessária é específica para cada tipo de processo seletivo e é definida pela Comissão Coordenadora do Processo Seletivo – ProSel. A documentação é especificada nos editais. Normalmente, esses são os principais documentos solicitados:

  • Documento oficial de Identidade (cópia autenticada);
  • CPF (cópia autenticada);
  • Diploma ou Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente (cópia autenticada) ou Declaração de que esteja cursando o Ensino Médio (original).

 

Como recuperar o número do protocolo da inscrição no processo seletivo se o candidato não guardou o protocolo fornecido na inscrição?

O candidato pode solicitá-lo através do site, clicando no link Fale Conosco ou enviando um e-mail para ouvidoria@unesc.br.

Quais os documentos necessários no dia do processo seletivo?

O candidato deverá comparecer ao local de prova, munido exclusivamente dos seguintes documentos:

  • Cartão de inscrição, retirado pela internet
  • Documento de identidade original utilizado na inscrição.

 

O que é o processo seletivo simplificado? O que devo fazer para participar deste processo?

É um processo seletivo realizado após as matrículas dos aprovados no vestibular, caso haja vagas remanescentes para determinado(s) curso(s). O candidato interessado deve protocolar, no Setor de Atendimento, a cópia do Histórico do Ensino Médio. Com base no Histórico, será feita uma média das notas e, posteriormente, agendada uma prova de redação. Tendo sido aprovado na prova de redação, o candidato pode realizar sua matrícula para o referido curso.

Como saber sobre datas e vestibulares?

Acesse o portal do UNESC, www.unesc.br . Para maiores informações sobre bibliografia e sobre a avaliação, é só aguardar o lançamento do Edital no próprio Portal. Seja bem-vindo e bons estudos.

ENEM

O candidato pode utilizar a nota do ENEM no processo seletivo?

Sim. São destinadas 20% (vinte por cento) das vagas oferecidas para cada curso (com exceção do Curso de Medicina) aos alunos com aproveitamento, no ENEM, superior a 40% (quarenta por cento) na parte objetiva e 50% (cinqüenta por cento) na redação.

Qual documento é necessário para concorrer às vagas do ENEM?

O candidato que optar pela utilização do ENEM no processo seletivo dos cursos de graduação do UNESC (com exceção do curso de Medicina), deverá enviar uma fotocópia autenticada do Boletim Individual de Resultados, sendo válido o boletim de um dos três últimos anos.

Quem faz a opção pelo ENEM precisa fazer o vestibular?

Não. O candidato classificado pela nota no ENEM, automaticamente, é dispensado das provas do vestibular.

MEDICINA

Quando acontece o processo seletivo para as vagas remanescentes de Medicina?

Esporadicamente existe a perspectiva de realizar o processo seletivo para vagas remanescentes, condicionado à existência de vagas por causa de desistência ou transferência do acadêmico que ingressou no vestibular para cursos de outras universidades. Quando for o caso, esse processo seletivo é realizado em maio, com inscrições abertas a partir de abril. No último processo desse tipo dentro da Medicina, foram admitidos para a prova de seleção aqueles com formação prévia (graduação) em cursos da área da saúde especificados no respectivo edital. Os acadêmicos com formação superior prévia devem cursar o módulo de Introdução ao Curso de Medicina e iniciar o curso a partir do segundo período. Fique atento perto do fim de cada semestre, pois, qualquer informação será previamente divulgada no portal do UNESC.

O que acontece quando o candidato é aprovado no processo de vagas remanescentes?

O aluno realiza o módulo de Introdução ao Curso de Medicina e entra no segundo período, prosseguindo normalmente o curso. Não há aproveitamento de disciplinas a partir do 2º. período, já que o currículo é organizado segundo a abordagem do método PBL (Problem-Based Learning), que é inter e multidisciplinar, e não permite uma equivalência com currículos estruturados em disciplinas.

O UNESC aceita, para o curso de Medicina, alunos de outras escolas médicas dentro do Brasil?

Sim. O candidato à vaga somente poderá ingressar por meio do Processo de Seleção de Vagas Remanescentes ou do Vestibular. No processo de vagas remanescentes, poderá fazê-lo somente nas seguintes hipóteses: a) alunos de Curso de Graduação em Medicina (autorizado e/ou reconhecido e/ou com renovação de reconhecimento) de outras instituições de educação superior legalmente credenciadas pelo respectivo Sistema de Ensino, que tenham concluído com aproveitamento, pelo menos, 560 (quinhentos e sessenta) horas no currículo de origem, e que pretendam realizar seus estudos no Curso de Graduação em Medicina do UNESC, nas condições do Edital do processo seletivo. b) portadores de diploma registrado de curso superior na área de saúde, reconhecido pelo respectivo Sistema de Ensino, a saber: Educação Física (bacharelado), Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia e Terapia Ocupacional. No caso de alunos portadores de diploma superior na área da saúde, a documentação é a seguinte: documento oficial de identidade (cópia autenticada), CPF (cópia autenticada), Histórico Escolar do Curso Superior (Original) e Diploma registrado do Curso Superior (Cópia Autenticada).

O UNESC aceita, para o curso de Medicina, alunos do estrangeiro?

Sim. O candidato à vaga somente poderá ingressar por meio do Processo de Seleção de Vagas Remanescentes ou do Vestibular. Alunos de medicina provenientes de instituições estrangeiras deverão trazer, além da documentação mencionada em Edital específico:

  • certificado de aprovação em processo seletivo para a graduação;
  • situação acadêmica na instituição de origem; disciplinas cursadas com indicação de aproveitamento e carga horária se não houver menção de aprovado ou reprovado no histórico escolar, o aluno deverá trazer os critérios de avaliação atribuídos por escrito;
  • autenticação da documentação escolar pelo Consulado Brasileiro do país em que começou a cursar medicina, além de apresentar toda a documentação traduzida por tradutor juramentado.

 

REINGRESSO

Como um aluno já graduado pelo UNESC pode obter um novo título de graduação na Instituição?

O interessado não precisa participar de um novo processo seletivo (exceto para ingresso no curso de Medicina). Após a conclusão da primeira graduação, o egresso pode requerer matrícula, como diplomado, para o curso almejado, desde que haja vagas.
O egresso do UNESC tem desconto ao se matricular em um novo curso na Instituição? Sim. O egresso do UNESC possui desconto de 20% na mensalidade, com exceção do Curso de Medicina, conforme as regras publicadas no link abaixo: http://www.unesc.br/website/backend/uploads/imagem/bf9619362c17f314863eafb28641e489.jpg

FINANCIAMENTOS

O UNESC oferece bolsa de estudos?

O UNESC é conveniado a 3 programas de financiamento estudantil: FIES, PROUNI e Nossa Bolsa.

Como funciona o FIES?

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação, na educação superior, de estudantes matriculados em instituições não gratuitas. Podem recorrer ao financiamento os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação. Mais informações no site: http://sisfiesportal.mec.gov.br/.

Como funciona o PROUNI?

O Programa Universidade para Todos (PROUNI) tem como finalidade a concessão de bolsas de estudos integrais e parciais a estudantes de cursos de graduação e de cursos sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior. É destinado aos estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais, com renda per capita familiar máxima de três salários mínimos. Mais informações no site: www.mec.gov.br.

Como funciona o NOSSA BOLSA?

É um programa do Governo do Estado do Espírito Santo, destinado a alunos que concluíram o ensino médio em escolas públicas estaduais. Podem participar estudantes que tenham cursado todo o Ensino Médio em escolas públicas capixabas, com renda per capita familiar inferior a 3 salários mínimos. O estudante será pré-selecionado com base na nota objetiva obtida no Exame Nacional do Ensino Médio. Mais informações no site: www.nossabolsa.es.gov.br.

O PROUNI de outra faculdade pode ser aproveitado ao se transferir para o UNESC?

Sim. O UNESC pode aceitar a transferência de bolsistas de outras instituições. Porém, o aproveitamento só ocorre após finalização do processo normal de transferência externa.

INFORMAÇÕES ACADÊMICAS

Documentos no setor de atendimento podem ser solicitados por terceiros ou só pelo aluno?

Podem ser solicitados por terceiros, mediante procuração, por meio de requerimento.

O UNESC aceita diplomas ou históricos do exterior? Como proceder?

Os documentos escolares e universitários, assim como todos os documentos expedidos no exterior, precisam sempre da legalização da embaixada ou do consulado brasileiros no país em que foram emitidos, com exceção da França, em função de acordo bilateral para a dispensa de legalização de documentos públicos. A revalidação de estudos de nível fundamental e médio é feita pelas Secretarias Estaduais de Educação e não envolve trâmite no Ministério da Educação. Informações: www.portalconsular.mre.gov.br/retorno/revalidacao-de-diplomas.

Como fazer o trancamento e reabertura de matrícula?

Tanto o trancamento quanto a reabertura de matrícula devem ser requeridos pelo aluno através de requerimento protocolado no Setor de Atendimento. O aluno deve estar com as mensalidades em dia para solicitar o trancamento.

Quais os documentos necessários para transferência para o UNESC?

 

  • Declaração de situação acadêmica;
  • Histórico escolar atualizado, constando informações do ENADE;
  • Matriz curricular do curso de origem;
  • Ementas das disciplinas de graduação cursadas pelo aluno.

De posse dessa documentação, o interessado deverá se dirigir ao Setor de Atendimento do UNESC, para solicitar uma Análise Curricular – Matrícula por Transferência Externa. Sua documentação será encaminhada à Coordenação do curso desejado, para que seja feita uma análise curricular e, consecutivamente, uma adequação do conteúdo já cursado pelo aluno. Todo o processo levará cerca de 15 dias úteis para finalização. Só então o candidato estará apto a efetivar sua matrícula.

 

Quais os documentos necessários para solicitar o diploma e qual é o prazo para entrega?

Para requerer o diploma o aluno deve entregar no Setor de Atendimento, a cópia autenticada dos seguintes documentos:

  • Identidade;
  • CPF;
  • Título de Eleitor;
  • Documento de Alistamento Militar;
  • Comprovante de Quitação Eleitoral;
  • Certidão de Nascimento e/ou Casamento.

Para que o requerimento seja feito por terceiros, fica o mesmo obrigado à apresentação de procuração. O prazo para entrega do diploma é de 5 (cinco) meses.

 

Como faço para acessar o portal do aluno?

Acesse o site do UNESC, em http://www.unesc.br. Localize do lado esquerdo da tela o link “Painel do Aluno”. Ao clicar nesse botão, os campos de nome de usuário e senha serão exibidos. Acesse o Painel do Aluno digitando seu nome de usuário (que, no caso, é a sua matrícula) e sua senha e clique no botão Entrar. Uma vez dentro do Painel do Aluno, localize “Portal UNESC” no final do Menu localizado do lado esquerdo da tela. Clique no link para acessar o Portal.

Como proceder para cadastrar a minha senha no portal?

Acesse o site do UNESC em http://www.unesc.br. Localize, no canto superior direito do site, o link Painel do Aluno. Ao clicar sobre o mesmo, os campos para digitar a matricula do usuário e a senha serão exibidos. Logo abaixo, clique no link "Não possui ou esqueceu a senha?".

Uma nova página com textos explicativos será aberta. Clique no link Criar/Alterar senha que se encontra no meio desse texto. Será exebida a página para que você informe seus dados necessários para a criação da senha. Preencha a Matrícula com o número que se encontra em sua Identidade Estudantil, sem espaços, pontos ou traços, apenas números. Indique sua Data de Nascimento (dia, mês e ano).

Preencha seu CPF sem espaços, pontos ou traços, apenas números.

?Crie uma Senha numérica de 06 (seis) dígitos. Repita essa senha no próximo campo. As senhas digitadas nos dois campos devem ser iguais. Clique no botão Enviar para criar sua senha. Aguarde o processamento. Após um breve intervalo, surgirá a mensagem de que a senha foi criada/alterada com sucesso.

A biblioteca é aberta ao público externo?

Sim. As bibliotecas do UNESC são abertas ao público externo. Para acessar o interior das bibliotecas basta se dirigir ao setor de catracas e retirar a carteirinha de visitante que será utilizada para ter acesso às dependências das bibliotecas.

Em cada biblioteca, Colatina e Serra, nossos colaboradores poderão auxiliar no processo de pesquisa e localização das publicações. Mais informações sobre nossas bibliotecas podem ser acessadas no link: http://www.unesc.br/biblioteca

É possível parcelar dívidas das mensalidades?

O aluno que estiver cursando, não pode levar dívida de parcelas do semestre anterior para o semestre seguinte. Para sanar sua dívida basta procurar o Setor de Negociação, negociar os juros das parcelas e fazer o pagamento dos boletos em banco. Dependendo do caso, faz-se uma proposta específica, que é encaminhada ao Diretor Administrativo para análise e aprovação ou não.

CONVÊNIOS

O UNESC mantém convênios com empresas?

Sim. O UNESC mantém convênios. Cada caso é específico. Portanto, é interessante entrar em contato pelo telefone (27) 3723-3006 para solicitar informações.

PÓS-GRADUAÇÃO

Onde obter informações de pós-graduação?

Para obter informações sobre pós-graduação "lato sensu", o interessado pode acessar o site do UNESC, e procurá-las no link específico "Cursos de Pós-graduação" ou entrar em contato pelos números (27) 3723-3058, das 12h30min às 21h (Câmpus Colatina) e (27) 3243-8841 das 13h às 21h (Câmpus Serra); ou ainda enviar um e-mail para cepeg.colatina@unesc.br ou cepeg.serra@unesc.br.