Jornada Científica UNESC 2021 e 9ª Mostra Científica e Tecnológica

Publicado em: 27 de agosto de 2021

 

 

Apresentação de Pôsteres

Em todos os dias do evento teremos as apresentações de pôsteres por meio de apresentações em vídeo, AQUI.

 


 

O UNESC Play é a novidade dessa edição.

No UNESC Play teremos vários vídeos curtos, de profissionais de diversas áreas, com conteúdos super atuais e relevantes, relacionados com os temas: ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo.

Acesse o UNESC Play AQUI.

 


 

PROGRAMAÇÃO   |  via Zoom

 

Algumas palestras são direcionadas a áreas específicas do conhecimento, por isso dividimos os cursos conforme os grupos abaixo para uma melhor organização dos temas:

  • Grupo I: Educação Física; Enfermagem; Estética e Cosmética; Farmácia; Fisioterapia; Medicina; Medicina Veterinária; Nutrição; Odontologia; Psicologia; Residências e Técnico em Enfermagem.
  • Grupo II: Administração; Ciências Contábeis; Direito; Pedagogia; Pós-graduação em Direito de Família e Sucessões e Sistemas de Informação.
  • Grupo III: Engenharias e Arquitetura e Urbanismo.

 

Acesse as palestras AQUI.

 

Dia 30/08

19h20min – Abertura com o Magnífico Reitor do UNESC, Prof. Pergentino de Vasconcelos Junior.
20h – Palestra “Inovação: uma espiada no futuro”, com Marcos Piangers.

Dia 31/08

18h30min – Apresentação Comunicação Oral.
19h – Apresentação Comunicação Oral.
19h20min – Apresentação Comunicação Oral.
20h – Palestra “Uma Trajetória Empreendedora de Sucesso Internacional”, com nosso ex-aluno, Msc. Rony Jabour.
21h – Palestra Grupo I: “Doença de Alzheimer: fisiopatologia e estratégias terapêuticas”, com a Dra. Josiane Budni.
21h – Palestra Grupo II: “Pandemia e o futuro das relações de trabalho”, com o Dr. Bruno Gomes Borges da Fonseca.
21h – Palestra Grupo III: “Cátedra iii: internacionalização, interdisciplinaridade e inovação de arte, arquitetura e design”, com a Dra. Alessandra Perlatti.

Dia 01/09

18h30min – Apresentação Comunicação Oral.
19h – Apresentação Comunicação Oral.
19h20min – Apresentação Comunicação Oral.
20h – Palestra Grupo I: “Anomalias Congênitas em Humanos: genética e ambiente”, com a Dra. Lavinia Schuler-Faccini.
20h – Palestra Grupo II: “Cultura Inovadora: como inovar e ter sucesso no mercado de trabalho?”, com o Msc. José Antônio Bof Buffon.
20h – Palestra Grupo III: “Experiência Profissional e o BIM: mercado de trabalho e oportunidades”, com Dr. Bruno Bowen Vilas Novas.

Dia 02/09

18h30min – Apresentação Comunicação Oral.
19h – Apresentação Comunicação Oral.
19h20min – Apresentação Comunicação Oral.
20h – Palestra Grupo I: “Inovando para Cuidar”, com Dra. Lilia Lavor Barbosa Bezerra.
20h – Palestra Grupo II: “Inovação na educação”, com o Dr. Ronis Faria de Souza.
20h – Palestra Grupo III: “Prototipagem e espaços para projetos inovadores”, com o Msc. Wilson Barbosa Neto.

Dia 03/09

19h – Palestra de encerramento “O que Podemos Esperar do Futuro?”, com o Dr. Júlio César Pompeu.
20h10min – Premiação com a entrega do Certificado Jovem Pesquisador, com o Magnífico Reitor, Prof. Pergentino de Vasconcelos Junior.
20h40min – Live Show com a banda Pagode da Medicina, com transmissão no canal do UNESC, no Youbube.

 



CURRÍCULO PALESTRANTES

 

Marcos Piangers
Possui graduação em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). É palestrante nas áreas de tecnologia e inovação, criatividade e paternidade, escritor do livro best seller O Papai é Pop, apresentador do programa da rádio Atlântida Pretinho Básico e palestrande do TEDx. Já trabalhou na Rede Globo e coordenou equipes de inovação no sul do Brasil. Já palestrou para os maiores eventos e empresas do Brasil, e nos palcos de Portugal e Inglaterra, além de ser cinco vezes palestrante do TEDx, a maior conferência de ideias do mundo. Seus vídeos já alcançaram meio bilhão de visualizações na internet e sua palestra foi a mais bem avaliada por dois anos no maior evento de marketing digital da América Latina. Possui 300 mil livros vendidos no Brasil, Portugal, Espanha, Inglaterra e Estados Unidos; conta com mais de 5 milhões de fãs nas mídias sociais; meio bilhão de views nos seus vídeos. Em 2021, seu livro O Papai é Pop vai para os cinemas, interpretado por Lázaro Ramos e Paolla Oliveira.


Msc. Rony Jabour
Ex-aluno do curso de Direito do UNESC.
Está entre as 40 pessoas mais importantes abaixo de 40 anos de idade na segurança do trabalho mundial. Nascido na cidade de Colatina, no Espírito Santo, O especialista em Saúde e Segurança do Trabalho, possui mais de 13 anos de experiência no setor e hoje, é um brasileiro de destaque nos Estados Unidos, onde reside atualmente. Cursou uma das melhores universidades americanas na área de segurança do trabalho, a OTI-Keene State College. Além dessa universidade, ele também completou duas especializações na universidade de Harvard e em seguida, foi para University of Texas, considerada a melhor universidade do mundo na área de segurança do trabalho, onde finalizou com 2 mestrados e se tornou um dos mais renomados profissionais do setor e segurança do trabalho. Ele foi o primeiro aluno dos EUA a concluir todos os programas de certificação oferecidos pelo governo americano, tornando-se instrutor autorizado pelo Ministério do Trabalho dos EUA/OSHA.


Dra. Josiane Budni
Possui graduação em Farmácia (2006) e Análises Clínicas (2010) pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestrado em Neurociências (2008) e doutorado em Bioquímica (2012) pela Universidade Federal de Santa Catarina, no Laboratório de Neurobiologia da Depressão. Realizou doutorado Sanduíche na Universidad Autonoma de Madrid (2008/2009) na Espanha durante 6 meses. Realizou Pós-doutorado PDJ-UNESC e PDJ-CNPq (2012/2013) no laboratório de Neurociências do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). É professora do quadro regular do PPGCS da UNESC (2013 até o momento). Foi coordenadora adjunta do PPGCS (2016-2018). É coordenadora adjunta do Curso de Graduação em Biomedicina (2016 até o momento). No PPGCS atua como pesquisadora na linha de pesquisa doenças Neurodegenerativas. Está alocada no laboratório de Neurologia Experimental onde desenvolve pesquisas relacionadas aos mecanismos fisiopatológicos da Doença de Alzheimer e processos de envelhecimento com modelos animais e estudos com seres humanos. É líder do Grupo de Pesquisa: Doenças Neurodegerativas, devidamente cadastrado no CNPq e é bolsista produtividade CNPq nível 2 desde 2016. É ganhadora do Prêmio LOréal-UNESCO-ABC Para mulheres na Ciência 2019.


Bruno Bowen Vilas Novas
Arquiteto e Urbanista, Mestre em Arquitetura e Urbanismo em pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), graduado em 2011 pela mesma universidade. Atualmente é sócio fundador / diretor de projetos integrados em BIM do escritório NÓS ARQUITETOS e ENGENHEIROS ASSOCIADOS, Professor do curso de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Católica de Vitória (ES), ministra as disciplinas de Tecnologias de Projetos em BIM, Projetos de Arquitetura e Projetos Urbanos. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projetos de Edificações usando a plataforma BIM para a Construção civil, atuando principalmente nos seguintes temas: Tecnologia BIM para Projetos e Construção, Projetos BIM para Arquitetura e Instalações Prediais (MEP), Projeto executivo em BIM, Compatibilização e Integração de Projetos em BIM e novas tecnologias (realidades aumentadas e realidades virtuais) para interface Projeto x Obra.


Dra. Lavinia Schuler-Faccini
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1983), mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985) e doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992). Atualmente é professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Genética Médica Populacional e em Teratogênese. Coordena o Sistema Nacional de Informação sobre teratógenos com sede em Porto Alegre, desde 1990. Chefe do Serviço de Genética Médica - Hospital de Clínicas de Porto Alegre (2017-2020). Presidente da Sociedade Brasileira de Genética Médica, no período 2012-2016.Vice-Diretora do Instituto de Biociencias, UFRGS, no período 2013-2017. Presidente da Rede Latino-Americana de Genética Humana (RELAGH) no período de 2016-2019. Fator H: 27 - Web of Science.


Msc. José Antônio Bof Buffon
Graduado em Economia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1983) e mestre pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (IE/Unicamp). Desde 1985 é professor e pesquisador do Departamento Economia da Universidade Federal do Espírito. Ex-Diretor de Pós-Graduação da Universidade Vila Velha. Ex-Diretor Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado do Espírito Santo - FAPES, entre janeiro de 2015 e dezembro de 2018. Entre fevereiro de 2011 e março de 2013 esteve cedido ao Banco do Estado do Espírito Santo S. A. (Banestes), onde atuou como Diretor Comercial. Também já esteve cedido para outras instituições, atuando funções relacionadas ao desenvolvimento econômico: no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), atuou como Assessor da Diretoria da Área de Desenvolvimento Regional e Social; no Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), na condição de Assessor Especial do Ministro, sendo um dos responsáveis pela coordenação do Programa de Cooperação Científica e Tecnológica para o Desenvolvimento Regional; e no Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo S. A. (Bandes), onde foi responsável pela Diretoria de Crédito e Fomento e também Diretor-Presidente. As áreas principais de interesse são: desenvolvimento regional e urbano, política e desenvolvimento agrário, agricultura familiar, política industrial, desenvolvimento local e territorial; planejamento e gestão estratégica de empresas e governos, inovação, crédito e fomento.


Dra. Alessandra Perlatti
Designer de moda, formada em marketing e negócios da moda, com pós-graduação em gestão de varejo de moda. Diretora de Internacionalização e Assuntos Acadêmicos Estratégicos - Vice-Reitoria de Educação Superior da Universidad de Monterrey no México.


Lilia Lavor Barbosa Bezerra 
Psicóloga pela Universidade Federal do Espírito Santo. Pós-graduada em teoria e prática junguiana pela Unifia. Especialista em Cuidado Paliativos pelo Albert Einstein. Especialista em luto pelo instituto Quatro estações. Realiza especialização em teoria do apego pelo instituto Quatro Estações. Atua como psicóloga em consultório particular. Professora convidada da pós-graduação em Cuidados Paliativos da Inspirar.


Dr. Ronis Faria de Souza
É doutor em Letras pela UFES - Universidade Federal do Espírito Santo, possui Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo (2009), especialização em Literatura Brasileira pela PUC - Minas e Graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Colatina (1998). É co-fundador da empresa SAPION- Consultoria em Educação e Técnico em Assuntos Educacionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, onde ocupou o cargo de Diretor-Adjunto, com atribuições de Diretor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão. Recentemente, coordenou o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do Campus Colatina e atualmente é Coordenador Adjunto do Núcleo Incubador de Empreendimentos na área de inovação. Tem interesse por discussões e ações no contexto do empreendedorismo e inovação. No IFES, criou o Seminário Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação. Na SAPION- Consultoria em Educação, criou o Seminário Inova de Educação.


Dr. Bruno Gomes Borges da Fonseca
Pós-doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas (PUC-Minas). Pós-doutorado em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Doutor em Direitos e Garantias Fundamentais pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV). Mestre em Direitos e Garantias Fundamentais (FDV). Especialista em Direito Constitucional (UFES). Graduado em Direito pela Universidade de Vila Velha (UVV). Procurador do Trabalho na 17ª Região (aprovado em 4º lugar geral em concurso público de provas e títulos). Professor da FDV de Direito do Trabalho (graduação). Professor da FDV de Direito e Processo do Trabalho (especialização). Professor do Programa de Mestrado Profissional em Gestão Pública da UFES. Ex-Advogado e Consultor jurídico na área trabalhista. Ex-Procurador do Estado do Espírito Santo (aprovado em concurso público de provas e títulos - 4º lugar geral). Aprovado em concurso público de provas e títulos para o cargo de Juiz do Trabalho do TRT da 5ª Região (3º lugar geral). Ex-Coordenador Regional da Coordenadoria de Meio Ambiente do Trabalho do Ministério Público do Trabalho. Ex-Coordenador da Procuradoria do Trabalho no Município de Colatina. Autor de livros e artigos jurídicos. Palestrante. Parecerista em periódicos.


Msc. Wilson Barbosa Neto
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Empresa Brasileira de Ensino, Pesquisa e Extensão (2007) e mestrado em Arquitetura - Tecnologia e Cidade pela Universidade Estadual de Campinas (2013) com bolsa pela CAPES. Atualmente desenvolve pesquisa de doutorado na UNICAMP sob a orientação da Profa. Dra. Gabriela Celani. Em 2020 foi bolsista CAPES no programa de doutorado sanduíche no Smart Office Living Lab, na Technische Universität Kaiserslautern, Alemanha. É membro do corpo docente da Pontifícia Universidade Católica de Campinas onde leciona nas disciplinas de Desenho do Objeto A e B e Projeto de Arquitetura Assistido por Computador do curso de Arquitetura e Urbanismo. Desenvolve atividades de apoio à gestão na Pró-reitoria de Administração da PUC Campinas.


Dr. Júlio César Pompeu
Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1995), mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente é professor de Ética e Teoria do Estado do Departamento de Direito da Universidade Federal do Espírito Santo. Pesquisa práticas sociais, comportamentos e juízos morais.

Mais destaques