Webinar: 2º Ciclo de Palestras do Curso de Pedagogia.

Publicado em: 19 de fevereiro de 2021

De 22 a 26/02 - 19h30min - Via Zoom.

 

Inscrições aqui.

 

PROGRAMAÇÃO

 

22/02 - "Educação do Campo no contexto da pandemia", com Josiane Arnholz Plaster.

23/02 - "Reflexões sobre as Violências de Gênero entre Adolescentes da/na Escola", com Tammy Andrade Motta.

24/02 - "A Música na Educação e suas Práticas Pedagógicas", com Maxwell Ferreira Silva.

25/02 - "Gênero e Espaço Escolar", com Edeson dos Anjos Silva.

26/02 - "Ensino de História na Perspectiva da Educação na Cidade", com Swami Cordeiro Bérgamo e Patrícia Guimarães Pinto.

 

CURRÍCULO PALESTRANTES

Josiane Arnholz Plaster

Integrante do povo tradicional pomerano. Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, da linha de pesquisa Educação e Linguagens – PPGE/UFES. Licenciada em Magistério dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental pela Faculdade da Região Serrana – Farese (2004). Possui pós-graduação latu sensu com especialização em Gestão Escolar: Administração e Supervisão (Universidade Castelo Branco – 2005); Educação Inclusiva (Faculdades Integradas Jacarepaguá – 2006); Orientação Educacional (Faculdades Integradas Jacarepaguá – 2008); Alfabetização e Letramento nas Séries Iniciais e na Ed. de Jovens e Adultos (ISEAC – 2012). 


Tammy Andrade Motta

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2020); Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2015) e Graduada em Psicologia pela Faculdade Multivix (2012). Atualmente é conselheira do Conselho Estadual de Trânsito (ES), conselheira efetiva do VI Plenário do Conselho Regional de Psicologia da 16ª Região e Psicóloga Clínica em consultório particular. Atua principalmente nos seguintes temas: psicologia, violência de gênero, laicidade, mobilidade e direitos humanos.


Maxwell Ferreira Silva

Mestrando em Ciências da Educação na Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS); Especialista em Música na Educação pela Faculdade de Cachoeiro de Itapemirim (FACI); Especialista em Música e Artes pela Faculdade Venda Nova do Imigrantes (FAVENI); Graduado em Licenciatura em Música pelo Conservatório Brasileiro de Música - Centro Universitário/RJ (CBM-CEU). Docente em Música, desde 2017, na rede municipal de ensino em Itapemirim/ES, mediante ações desenvolvedoras como Educador Musical entre conhecimentos instrumentais práticos e teóricos, Percepção Musical, Movimento Corporal e Canto Coral. Atuou como Educador em Educação Musical, Guitarra, Harmonia, Linguagem Musical, Percepção, Prática de Conjunto e Violão entre os anos 2009 a 2016, no Centro Cultura Teclado Prático em Cachoeiro de Itapemirim/ES.


Edeson dos Anjos Silva

Mestre em Ciências das Religiões pela Faculdade Unida, de Vitória, onde pesquisa a relação entre Educação, Gênero e Religião. Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdades Integradas Padre Humberto. Especialista em Metodologia de Física e Matemática pela Universidade Cândido Mendes. Especialista em Metodologia de Biologia e Química pela Universidade Única de Ipatinga. Especializando em Filosofia e Sociologia pela mesma Instituição. Licenciado em Ciências e Matemática - Faculdades Integradas Padre Humberto (2005) e Licenciatura em Ciências - Faculdades Integradas Padre Humberto (2005). Atuou como tutor no Curso de Formação Continuada para professores de matemática do Estado do Rio de Janeiro e no curso de Pós Graduação Lato Sensu em Gestão de Educação a distância - UFF/Ead. Atualmente é professor da rede pública e particular, onde atua no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Membro do grupo de pesquisa REGEVI. Tem interesse nas seguintes temáticas: Educação; Ensino; Inclusão; Gênero; Religião.


Swami Cordeiro Bérgamo

Mestre em Ensino de Humanidades (IFES), integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação na Cidade e Humanidade (GEPECH/IFES). Possui graduação em Licenciatura em História pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Colatina – FAFIC (1997), especialização (Pós-Graduação Lato Sensu) em História do Brasil pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES (2000), especialização (Pós-Graduação) em Gestão Pública pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – IFES (2015) e curso profissionalizante em Técnico em Metalurgia pela Escola Técnica Federal do Espírito Santo – ETFES (1992). Atualmente é professor da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Graça Aranha (Santa Maria de Jetibá - ES) e membro da Corrente Sindical e Popular Resistência e Luta Educação ES.


Patrícia Guimarães Pinto

Possui licenciatura e bacharelado em História pela Universidade Federal do Espírito Santo (2010), Mestrado em ensino de Humanidades (2018) pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e Especialização em Educação de Jovens e Adultos (2011) pela Faculdade de Educação de Vitória. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação na Cidade (Gepech/Ifes) e do Grupo de Pesquisas teóricas em História e Crítica de Arte Moderna e Contemporânea, da Ufes. Atualmente faz doutorado em História Social (PPGHIS/Ufes) e faz parte do quadro efetivo do IFES, Reitoria.

Mais destaques