Recicla UNESC

Publicado em: 18 de outubro de 2023

Bem-vindo(a) à página do Recicla UNESC - projeto Institucional idealizado pelo Núcleo UNESC Sustentável, com o apoio da Comissão Própria de Avaliação Interna (CPA), com o propósito de promover a coleta seletiva dos resíduos sólidos gerados na Instituição.

 

Você sabe a diferença entre lixo seco (reciclável) e lixo úmido (rejeito e resíduo orgânico)?

 

A separação adequada dos resíduos é essencial para promover a reciclagem, a compostagem e a destinação correta dos rejeitos. Ao separar os resíduos, facilitamos o processo de recuperação dos materiais recicláveis, reduzimos a quantidade de lixo nos aterros sanitários e contribuímos para um ambiente mais limpo e saudável.

Para saber mais, você pode acessar nosso Manual de Reciclagem UNESC (AQUI).

 

LIXO SECO - Resíduos Recicláveis.

Os resíduos recicláveis são materiais que podem ser processados e transformados em novos produtos. Ao reciclar esses materiais, que devem estar limpos e secos, reduzimos a demanda por recursos naturais, economizamos energia e evitamos a poluição do meio ambiente. Alguns exemplos comuns de resíduos recicláveis são:

  • Papel: folhas de caderno, papel A4, rascunhos, papéis de impressora, jornais e revistas, caixas de papelão, envelopes, embalagens de papel (sacos de papel, etc.
  • Plástico: garrafas PET, embalagens de alimentos (potes de iogurte, bandejas de plástico), sacolas plásticas, potes, copos descartáveis, frascos de produtos de limpeza e higiene pessoal, etc.
  • Metal: latas de alumínio (refrigerante, cerveja, enlatados), latas de aço (óleo, conservas, bebidas), embalagens de metal, ferragens e objetos metálicos; utensílios de metal descartáveis etc.
  • Vidro: garrafas de vidro, potes de vidro (de geleias, doces, condimentos), vidros planos (como os de janelas e espelhos), etc.

 

LIXO ÚMIDO - Rejeitos e Resíduos Orgânicos.

Os resíduos orgânicos são compostos por materiais de origem biológica, como restos de alimentos, papel higiênico, papéis engordurados, isopor, fralda descartável, cascas de frutas, legumes e verduras, folhas, galhos, entre outros. Esses resíduos podem ser transformados em adubo por meio da compostagem, um processo que aproveita a decomposição natural dos materiais para produzir um fertilizante rico em nutrientes.

Os rejeitos são os resíduos que não podem ser reciclados ou compostados e devem ser destinados corretamente. Esses resíduos incluem itens como fraldas descartáveis, absorventes higiênicos, resíduos hospitalares contaminados, materiais sanitários, entre outros. É importante conhecer as formas adequadas de descarte de rejeitos para evitar danos ao meio ambiente e à saúde pública.

Aqui estão mais alguns exemplos de lixo úmido:

  • Restos de alimentos/cozinha: cascas de frutas e legumes, sobras de comida, borra de café, cascas de ovos, papel toalha sujo de alimentos etc.
  • Resíduos de jardim: folhas, galhos, flores murchas, aparas de grama, serragem, palha, restos de poda, aparas de madeira etc.
  • Resíduos de origem animal: esterco, penas, peles etc.
  • Resíduos de banheiro: fraldas, papel higiénico, absorventes, entre outros.
  • Resíduos não recicláveis ou de difícil reciclagem: papel metalizado, papel celofane, isopor, papel sujo engordurado, lenço de papel, papel carbono, papel plastificado, fita crepe, esponjas de aço, bitucas de cigarro, etc.

 

COLORAÇÃO DA SACOLA E CONDICIONAMENTO.

Para facilitar a identificação e o condicionamento correto dos resíduos, o UNESC adota uma prática de coloração das sacolas utilizadas na separação do lixo.

Sacolas AZUIS são destinadas ao LIXO SECO.
Sacolas PRETAS são destinadas ao LIXO ÚMIDO.

 

O UNESC disponibiliza, também, lixeiras específicas, devidamente identificadas, para o descarte correto de cada tipo de resíduo. Essas medidas contribuem para uma gestão eficiente dos resíduos, facilitando a coleta seletiva, a reciclagem e o tratamento adequado.

Para saber mais, acesse nosso Manual de Reciclagem UNESC (AQUI).

 

Cada um de nós pode contribuir para um mundo mais sustentável, adotando práticas adequadas de descarte e promovendo a reciclagem, a compostagem e a redução de resíduos. Juntos, podemos fazer a diferença!

 

Fonte: Núcleo UNESC Sustentável.

Mais destaques