Olá, Comunidade Acadêmica!

Estamos enfrentando um momento complicado, nunca vivido antes por nenhum de nós.
Como vocês, nossa Instituição também teve que adotar novas práticas para não interromper nossa missão. E para manter a comunicação com a comunidade durante esse período, foi criado o Comitê Gestor de Crise – Coronavírus (COVID-19) do UNESC.

A partir dos comunicados emitidos pelo Comitê (que podem ser conferidos, na íntegra, ao final desta página), fizemos um consolidado com os principais assuntos, até o dia 17 de agosto de 2021, para facilitar a leitura/comunicação:

ÚLTIMO COMUNICADO

Todo membro da comunidade acadêmica que apresente quadro gripal e/ou sintomas respiratórios (tosse, coriza, etc.), acompanhados, ou não, de febre deve ficar em casa, e/ou procurar por atendimento em serviço de saúde, mantendo-se afastado das atividades.

Alunos com COVID-19 ou com sintomas gripais ou com ocorrência de suspeita ou confirmação de COVID-19 no grupo familiar devem fazer o requerimento respectivo, disponível no Painel do Aluno, e não comparecer às atividades presenciais no período de afastamento.

Professores com COVID-19 ou com sintomas gripais ou com ocorrência de suspeita ou confirmação de COVID-19 no grupo familiar devem fazer o requerimento respectivo, disponível no Painel do Professor, e não comparecer às atividades presenciais no período de afastamento, devendo, ainda, comunicar o quanto antes à Coordenação de Curso a impossibilidade de ministrar aulas presenciais.

Colaboradores técnico-administrativos com COVID-19 ou com sintomas gripais ou com ocorrência de suspeita ou confirmação de COVID-19 no grupo familiar devem fazer o requerimento respectivo, disponível no Painel Administrativo, e não comparecer às atividades presenciais no período de afastamento, devendo, ainda, comunicar o quanto antes à Chefia imediata a impossibilidade de comparecimento.

Segundo a Nota Técnica COVID-19 n° 82/2020/GEVS/SESA/ES, que trata dos procedimentos na ocorrência de casos e surtos de COVID-19 em ambientes escolares da rede pública e privada de ensino, é considerado um surto de COVID-19 quando são relatados 02 (dois) ou mais casos de COVID-19 na mesma turma/grupo, em um intervalo igual ou menor que 14 dias. Por tanto, seguindo a recomendação da referida Nota Técnica, as atividades presenciais da turma/grupo que se enquadrarem nessa normativa serão suspensas pelo Comitê Local de Prevenção – Coronavírus (COVID-19) do UNESC, inicialmente por 15 (quinze) dias, a partir da data de notificação do segundo caso da turma/grupo, e o Comunicado será emitido pela Coordenação de Curso, via Painel do Aluno.

Seguindo a legislação vigente e preocupado com os alunos, o UNESC e seus colaboradores não têm medido esforços para viabilizar o cumprimento da matriz curricular para que o semestre letivo não seja perdido.

Em 26/07/2021 teve início o 2º semestre letivo de 2021, com todos os alunos matriculados alocados no ensino presencial, com revezamento quando aplicável, para todas as atividades acadêmicas, como aulas teóricas, práticas, sessões tutoriais, estágios, monitoria, iniciação científica etc., condicionadas aos protocolos de biossegurança definidos no Plano Estratégico de Prevenção e Controle (PEPC) da Transmissão do Novo Coronavírus (COVID-19), o Mapa de Gestão de Risco e demais medidas emanadas do Poder Público.

CÂMPUS SERRA
As atividades teóricas, práticas e estágios, do Câmpus Serra, serão presenciais, sem rodízio, respeitando-se as normas de biossegurança. As aulas terão início às 19h30 e término às 21h55 (Administração, Ciências Contábeis, Direito e Pedagogia).

CÂMPUS COLATINA
Para as atividades teóricas presenciais, do Câmpus Colatina (exceto Medicina), as semanas letivas do Calendário Acadêmico de 2021/2 terão os dias na cor preta ou laranja, alternadamente; e em função da quantidade de alunos por sala e de acordo com as normas de biossegurança, os alunos poderão ser classificados em dois grupos de cores, preta e laranja. Cada grupo frequentará as atividades presenciais teóricas de acordo com a cor correspondente no Calendário Acadêmico, observado o revezamento semanal e o acesso às Salas de Aulas.

As turmas sem a necessidade de subdivisão em função do número de alunos, não estão sujeitas ao esquema de revezamento de cores e o aluno será informado via Painel.

As atividades práticas e de estágio serão presenciais e poderão ter calendário específico.

Apenas no turno noturno, os horários de início e término das aulas serão alterados em relação ao horário pré-pandemia, conforme abaixo:
• 18h50 às 21h14: Administração, Ciências Contábeis, Direito e Pedagogia.
• 19h00 às 21h24: Educação Física, Medicina Veterinária e Odontologia.
• 19h15 às 21h39: Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição.
• 19h30 às 21h54: Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Estética e Cosmética, Psicologia e Sistemas de Informação.

MEDICINA
• As atividades práticas e o Internato Médico serão presenciais.
• As sessões tutoriais serão presenciais, nas salas de aulas do Bloco B.
• As atividades teóricas presenciais seguirão cronograma específico de grupos e subgrupos do Curso de Medicina.

Durante a pandemia as aulas, dos Câmpus Colatina e Serra, continuarão a ser gravadas e disponibilizadas via Portal.

Os horários de aula do turno noturno (início e término), diferentes para cada grupo de cursos, não possuem intervalo, conforme Comunicado 116/2021.

A alimentação é permitida somente antes ou após o horário letivo, nas áreas externas ao bloco de salas de aulas, preferencialmente nas áreas de convivência, observado o distanciamento físico.

A frequência presencial nos dias obrigatórios, respeitado o revezamento de cores quando aplicável, é condição indispensável para o registro de frequência às aulas.

Seguindo as determinações da Portaria Conjunta SEDU/SESA nº 01-R, de 08/08/2020, foram nomeados membros para os Comitês Locais de Prevenção (Câmpus Colatina e Serra), que adequaram o Plano de Contingência Institucional do UNESC, em vigência desde 12/03/2020, ao novo formato do Plano Estratégico de Prevenção e Controle (PEPC) da transmissão do novo Coronavírus (COVID-19) e o divulgaram como condição para a retomada das atividades práticas obrigatórias e estágio curricular, de forma presencial.

Ficam suspensas as atividades extracurriculares que envolvam aglomerações em ambientes fechados, durante o período de circulação dos agentes causadores de síndromes gripais, como o novo Coronavírus (COVID19).

Os feriados previstos no Calendário Acadêmico estão mantidos, durante a realização das atividades remotas.

Atendendo ao pedido dos alunos sobre a padronização de uma ferramenta para as aulas remotas e tutoriais, a Instituição utilizará o Microsoft Teams, cujas orientações de acesso estarão disponíveis na home do Painel do Aluno.

Sobre as atividades avaliativas do 2º bimestre, a aplicação acontecerá conforme o Plano de Ensino e o planejamento docente em cada disciplina/módulo, respeitando o Regulamento do Sistema de Avaliação Institucional, conforme artigos abaixo transcritos:

- Art. 5º do Regulamento do Sistema de Avaliação do Desempenho Acadêmico dos Alunos dos Cursos de Graduação do UNESC – Modalidade Presencial (exceto para o Curso de Medicina):

Sistema de Avaliação

1º bimestre

2º bimestre

Trabalhos Específicos

Teste de Progresso

Total

Notas

10

10

10

10

-

Pesos

3

3

1

3

-

Pontos

30

30

10

30

100

Nota: regulamento aprovado pela Portaria da Reitoria de 14 de dezembro de 2015.

- Art. 4º do Regulamento do Sistema de Avaliação do Desempenho Acadêmico dos Alunos do Curso de Graduação em Medicina do UNESC (do 1º (primeiro) ao 8º (oitavo) período):

1º bimestre

Teste de Progresso

2º bimestre

35 pontos

30 pontos

35 pontos

Pesos nos módulos temáticos

Pesos nos demais módulos

Pesos nos módulos temáticos

Pesos nos demais módulos

Peso 2,5 para provas teóricas e/ ou práticas, distribuído conforme plano de ensino – Peso 1,0 para a média dos tutoriais.

Peso 3,5 para provas teóricas e/ ou práticas, distribuído conforme plano de ensino.

Peso 2,5 para provas teóricas e/ ou práticas, distribuído conforme plano de ensino – Peso 1,0 para a média dos tutoriais.

Peso 3,5 para provas teóricas e/ ou práticas, distribuído conforme plano de ensino.

Nota: regulamento aprovado pela Portaria da Reitoria de 20 de dezembro de 2018.

- Art. 15 do Regulamento do Sistema de Avaliação do Desempenho Acadêmico dos Alunos do Curso de Graduação em Medicina do UNESC (Internato do Curso de Medicina, exceto 12º (décimo segundo) período em 2021/2):

Sistema de Avaliação

Notas

Pesos

Total

1ª prova teórica

10

2,0

20

Prova prática

10

3,0

30

1ª aplicação do IAPES

10

1,0

10

2ª aplicação do IAPES

10

1,0

10

2ª prova teórica

10

3,0

30

Nota: regulamento aprovado pela Portaria da Reitoria de 20 de dezembro de 2018.

A biblioteca terá atendimento presencial, observados o distanciamento e as demais normas de biossegurança.

Dando continuidade às ações de preparação para o retorno das atividades práticas, nos termos da legislação vigente, e manutenção da qualidade do processo de ensino e aprendizagem, serão publicados editais e oferta das monitorias de maneira presencial e/ou remota.

Continuam em vigor nos Câmpus do UNESC as medidas de segurança e prevenção à COVID-19, como distanciamento social, utilização de EPI, protocolos de higienização e desinfecção, flexibilização de horário dos turnos de trabalho para os serviços presenciais, afastamento dos colaboradores do grupo de risco, dentre outras, e manutenção das atividades acadêmicas de forma remota, medidas essas formalizadas pelo Poder Público.

Os atendimentos do UNESC à comunidade acadêmica estão sendo realizados seguindo as determinações do Decreto nº 4838-R, de 17 de março de 2021, do Governo do Estado do Espírito Santo.

O Hospital Veterinário mantem suas atividades, com atendimento 24h, e as consultas podem ser agendadas pelo (27) 3723-3113.

A Clínica São José - Unidade Honório Fraga também mantem seus os atendimentos. Contatos com a clínica pode ser feitos pelo (27) 3723-3073.

Seguindo as determinações da Portaria Conjunta SEDU/SESA nº 01-R, de 08/08/2020, foram nomeados, pela Portaria da Reitoria do UNESC, de 11/08/2020, os membros para os Comitês Locais de Prevenção (Câmpus Colatina e Serra), que adequarão o Plano de Contingência Institucional do UNESC, em vigência desde 12/03/2020, ao novo formato do Plano Estratégico de Prevenção e Controle (PEPC) da transmissão do novo Coronavírus (COVID-19) e o divulgarão como condição para a retomada das atividades práticas obrigatórias e estágio curricular, de forma presencial, dos cursos de ensino superior da área de saúde (Educação Física Bacharelado, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Odontologia) e para os concludentes do último semestre dos demais cursos, prevista para acontecer a partir de 24/08/2020, de forma gradual, alternada e seguindo as determinações contidas no PEPC.

Câmpus Colatina: KAREN DE VASCONCELOS CALIXTO (Coordenadora do Comitê Local de Prevenção e representante da Diretoria da Instituição), ROMULO GORONCI SANT’ANA (representante da Coordenação da Instituição), TATIANI BELLETTINI DOS SANTOS e RUBIENE CALEGARIO (representantes do corpo docente), HEITOR PESCA BARBIERI e DAIANE KAROLINE ZOTTELE TERRA (representantes dos estudantes).

Câmpus Serra: LILIANE TEIXEIRA (Coordenadora do Comitê Local de Prevenção e representante da Diretoria da Instituição), AGDA CROSSI CALEGÁRIO ANACLETO DA SILVA (representante da Coordenação da Instituição), JORGE LUIZ D’AMBRÓSIO e RAYNER RAULINO E SILVA (representantes do corpo docente), KELLI MÉDICI NUNES e PEDRO HENRIQUE CIPRIANY (representantes dos estudantes).

Para atender as necessidades decorrentes da pandemia, o UNESC, em parceria com outras entidades, com o apoio de seus alunos e professores, continua produzindo em seus laboratórios, álcool em gel, protetores faciais e sabão ecológico, a partir do reaproveitamento de óleo de cozinha.

Preocupado com a exposição dos policiais, que prestam um serviço essencial para a população, o UNESC, distribuiu à Polícia Civil e Polícia Militar do município de Colatina-ES, álcool em gel e sabão ecológico.

Para atender ao grande fluxo de EPIs do Hospital Maternidade São José, foram doados protetores faciais (Face Shields) feitos em impressão 3D.

As atividades de 2021 do Comitê Gestor de Crise – Coronavírus (COVID-19) do UNESC tiveram início no dia 18 de janeiro de 2021.
A partir de 06/07/2021, considerando o posicionamento do UNESC acerca da pandemia, seguindo as normas emanadas pelo Poder Público, e a evolução do Mapa de Gestão de Risco no Estado do Espírito Santo, o Comitê Gestor de Crise – Coronavírus (COVID-19) informa que suas as reuniões continuarão a ser diárias, com registro em atas, mas os Comunicados à comunidade acadêmica serão semanais, às terças-feiras, exceto quando houver necessidade de Comunicados extraordinários, em decorrência de situações de Risco Alto ou Extremo, ou de fato novo relevante para a comunidade acadêmica.

Outras medidas internas que se fizerem necessárias poderão ser adotadas, com a respectiva divulgação junto aos membros da comunidade acadêmica, pelos canais de comunicação oficiais do UNESC.

Qualquer dúvida sobre procedimentos deve ser encaminhada e respondida pelo Comitê Gestor, por meio do endereço eletrônico ouvidoria@unesc.br, podendo o contato da comunidade acadêmica ser realizado com o Coordenador de seu curso.

Pedimos a todos que sigam as medidas de proteção indicadas pela OMS e reforçamos que toda a comunidade acadêmica continua conclamada a dar a sua contribuição individual e coletiva à prevenção do COVID-19, para benefício de todos.

O UNESC reconhece e agradece o empenho dos alunos em cumprir suas atividades e manter em dia seus compromissos, para que, dessa forma, unidos, possamos alcançar o principal objetivo de nossos professores, e de todo o corpo técnico-administrativo, que é o de manter a qualidade de nosso ensino e de toda a atividade prestada pelo UNESC.

Agradecemos também ao nosso corpo docente pelo empenho e dedicação nas aulas lecionadas e ao corpo técnico-administrativo pela realização de seu trabalho, de forma a atender às solicitações e demandas.