Olá, Comunidade Acadêmica!

Estamos enfrentando um momento complicado, nunca vivido antes por nenhum de nós. Sabemos que não tem sido fácil para vocês se adaptarem à nova rotina, trabalhando e estudando de suas casas; tendo a internet como único elo com os professores e colegas de sala. Também estamos ansiosos para que tudo se normalize e, assim, possamos voltar à nossa rotina, com nossas salas e corredores cheios de novo. Mas, enquanto isso não acontece, vamos ter que nos adequar às normas de segurança estabelecidas pelos órgãos responsáveis. Como vocês, nossa Instituição também teve que adotar novas práticas para não interromper nossa missão. E para manter a comunicação com a comunidade durante esse período, foi criado o Comitê Gestor de Crise – Coronavírus (COVID-19) do UNESC.

A partir dos comunicados diários emitidos pelo Comitê (que podem ser conferidos, na íntegra, ao final desta página), fizemos um consolidado com os principais assuntos, até o dia 13 de abril de 2021, para facilitar a leitura/comunicação:

ÚLTIMO COMUNICADO

Todo membro da comunidade acadêmica que apresente quadro gripal e/ou sintomas respiratórios (tosse, coriza, etc.), acompanhados, ou não, de febre deve ficar em casa, e/ou procurar por atendimento em serviço de saúde, mantendo-se afastado das atividades e comunicar à Instituição por meio do endereço eletrônico ouvidoria@unesc.br, com atestado de acompanhamento e tratamento, se for o caso.

Segundo a Nota Técnica COVID-19 n° 82/2020/GEVS/SESA/ES, que trata dos procedimentos na ocorrência de casos e surtos de COVID-19 em ambientes escolares da rede pública e privada de ensino, é considerado um surto de COVID-19 quando são relatados 02 (dois) ou mais casos de COVID-19 na mesma turma/grupo, em um intervalo igual ou menor que 14 dias. Por tanto, seguindo a recomendação da referida Nota Técnica, as atividades presenciais da turma/grupo que se enquadrarem nessa normativa serão suspensas pelo Comitê Local de Prevenção – Coronavírus (COVID-19) do UNESC, inicialmente por 15 (quinze) dias, a partir da data de notificação do segundo caso da turma/grupo, e o Comunicado será emitido pela Coordenação de Curso, via Painel do Aluno.

Seguindo a legislação vigente e preocupado com os alunos, o UNESC e seus colaboradores não têm medido esforços para viabilizar o cumprimento da matriz curricular para que o semestre letivo não seja perdido.

Desde o início do período de isolamento social, em 17/03/2020, as atividades acadêmicas estão sendo realizadas na modalidade remota, por meio do Portal UNESC, seguindo o mesmo padrão presencial, conforme planejamento de cada disciplina/módulo, não caracterizando EAD, conforme as determinações do Ministério da Educação, e utilizando-se de meios e tecnologias de informação e comunicação, com dedicação redobrada e efetiva atuação dos nossos professores.

O 1º semestre letivo de 2021 teve início, conforme Calendário Acadêmico, em 08/02/2021, com a manutenção das atividades acadêmicas teóricas remotas e as atividades práticas na modalidade presencial, seguindo as determinações do Poder Público, o Mapa de Gestão de Risco, os Protocolos de Biossegurança e as especificações do Plano Estratégico de Prevenção e Controle (PEPC) da Transmissão do Novo Coronavírus (COVID – 19) publicado no site www.unesc.br.

Considerando o Decreto nº 4859-R, de 03 de abril de 2021, do Governador do Estado do Espírito Santo; as Portarias nº 165-R e nº 166-R, de 03 de abril de 2021, da Secretaria de Estado da Saúde – SESA e o posicionamento do UNESC acerca da pandemia de Coronavírus (COVID-19), as atividades acadêmicas teóricas e sessões tutoriais permanecerão na modalidade remota.

Estão permitidos, conforme cronograma de cada curso, desde que os cenários de prática estejam autorizados e em funcionamento, os Estágios/Internato e as atividades práticas ambulatoriais, clínicas e hospitalares dos cursos da área de saúde humana e animal.

A partir de 19/04/2021, retornarão as atividades práticas laboratoriais presenciais dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Medicina veterinária, Nutrição, Odontologia e Psicologia, obedecendo-se todos os protocolos de biossegurança estabelecidos no Plano Estratégico de Prevenção e Controle (PEPC) da Transmissão do Novo Coronavírus (COVID-19) e determinações do Poder Público.

As atividades acadêmicas teóricas e sessões tutoriais permanecerão na modalidade remota.

Terão prosseguimento, conforme cronograma de cada curso, desde que os cenários de prática estejam autorizados e em funcionamento, os Estágios/Internato e as atividades práticas ambulatoriais, clínicas e hospitalares dos cursos da área de saúde humana e animal.

Ficam mantidas as atividades dos Programas de Residência do UNESC.

Alunos do Curso de Medicina, que possuam pendências de conteúdo prático referente aos períodos letivos de 2020, poderão ter calendário especial, com início a partir de 01/02/2021, conforme Termo Aditivo Contratual.

Seguindo as determinações da Portaria Conjunta SEDU/SESA nº 01-R, de 08/08/2020, foram nomeados membros para os Comitês Locais de Prevenção (Câmpus Colatina e Serra), que adequaram o Plano de Contingência Institucional do UNESC, em vigência desde 12/03/2020, ao novo formato do Plano Estratégico de Prevenção e Controle (PEPC) da transmissão do novo Coronavírus (COVID-19) e o divulgaram como condição para a retomada das atividades práticas obrigatórias e estágio curricular, de forma presencial.

As avaliações das atividades práticas de estágio e laboratórios serão definidas juntamente com o calendário específico a ser estabelecido no retorno das atividades presenciais.

Ficam suspensas as atividades extracurriculares que envolvam aglomerações em ambientes fechados, durante o período de circulação dos agentes causadores de síndromes gripais, como o novo Coronavírus (COVID19).

Os feriados previstos no Calendário Acadêmico estão mantidos, durante a realização das atividades remotas.

Atendendo ao pedido dos alunos sobre a padronização de uma ferramenta para as aulas remotas e tutoriais, a Instituição utilizará o Microsoft Teams, cujas orientações de acesso estarão disponíveis na home do Painel do Aluno.

Para as Atividades Complementares, continuará sendo utilizado o aplicativo Zoom Cloud Meetings, pois permite a participação de pessoas externas à comunidade acadêmica.

Seguindo as determinações da Portaria Conjunta SEDU/SESA nº 01-R, de 08/08/2020, foram nomeados, pela Portaria da Reitoria do UNESC, de 11/08/2020, os membros para os Comitês Locais de Prevenção (Câmpus Colatina e Serra), que adequarão o Plano de Contingência Institucional do UNESC, em vigência desde 12/03/2020, ao novo formato do Plano Estratégico de Prevenção e Controle (PEPC) da transmissão do novo Coronavírus (COVID-19) e o divulgarão como condição para a retomada das atividades práticas obrigatórias e estágio curricular, de forma presencial, dos cursos de ensino superior da área de saúde (Educação Física Bacharelado, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Odontologia) e para os concludentes do último semestre dos demais cursos, prevista para acontecer a partir de 24/08/2020, de forma gradual, alternada e seguindo as determinações contidas no PEPC.

• Câmpus Colatina:KAREN DE VASCONCELOS CALIXTO (Coordenadora do Comitê Local de Prevenção e representante da Diretoria da Instituição), ROMULO GORONCI SANT’ANA (representante da Coordenação da Instituição), TATIANI BELLETTINI DOS SANTOS e RUBIENE CALEGARIO (representantes do corpo docente), HEITOR PESCA BARBIERI e DAIANE KAROLINE ZOTTELE TERRA (representantes dos estudantes).

• Câmpus Serra:LILIANE TEIXEIRA (Coordenadora do Comitê Local de Prevenção e representante da Diretoria da Instituição), AGDA CROSSI CALEGÁRIO ANACLETO DA SILVA (representante da Coordenação da Instituição), JORGE LUIZ D’AMBRÓSIO e RAYNER RAULINO E SILVA (representantes do corpo docente), KELLI MÉDICI NUNES e PEDRO HENRIQUE CIPRIANY (representantes dos estudantes).

Sobre as atividades avaliativas do 1º bimestres, excepcionalmente, não haverá aplicação do Teste de Progresso em 2021/1, tendo em vista as considerações elencadas no Comunicado 45 do Comitê de Crise.

Os pesos referentes ao Teste de Progresso serão redistribuídos pelas avaliações do 1º e 2º bimestres de 2021/1, da seguinte forma:

I. Para os cursos de graduação do UNESC (exceto o Curso de Medicina):

Instrumentos de Avaliação

Pesos em 2021/1

1º bimestre

4,50

2º bimestre

4,50

Trabalho Específico

1,00

Total

10,00

II. Para o Curso de Medicina: do 1º ao 8º período:

Instrumentos de Avaliação

Pesos em 2021/1

1º bimestre

5,00

2º bimestre

5,00

Total

10,00

III. Os instrumentos de avaliação para o Internato do Curso de Medicina e os respectivos pesos, em cada rodízio de 2021/1, serão os seguintes:

Instrumentos de Avaliação

Notas

Pesos

Total

1ª aplicação do IAPES

10

2,5

25

2ª aplicação do IAPES

10

2,5

25

Prova teórica

10

5,0

50

Mantendo o cuidado com seus alunos, conforme previsto nos Comunicados anteriores e considerando a pandemia e a manutenção das atividades acadêmicas, no modelo adotado pela Instituição em 2020/2, o UNESC, como esforço institucional, concederá, para a parcela com vencimento em 28 de fevereiro de 2021:

• 5% (cinco por cento) de desconto, acrescidos de um desconto de 5% (cinco por cento) de pontualidade para pagamento à vista até o 6º dia útil do mês de março de 2021, oportunizando assim um abatimento total de 10% (dez por cento). Os descontos serão aplicados tendo como base o valor de responsabilidade de cada aluno;

• Adicionalmente, a Instituição concederá prazo para o pagamento sem juros e multa da referida parcela até 31 de março de 2021, com possibilidade de parcelamento dessa, no cartão de crédito, em até 03 (três) vezes.

Sobre a parcela da semestralidade com vencimento em 31 de março de 2021, o UNESC, como esforço institucional, devido à impossibilidade do retorno ao ensino presencial nas disciplinas teóricas de acordo com o planejamento inicial e a suspensão das práticas presenciais, em função da quarentena decretada pelo Governo Estadual, concederá:

• 5% (cinco por cento) de desconto, acrescidos de um desconto de 5% (cinco por cento) de pontualidade para pagamento à vista até o 6º dia útil do mês de abril de 2021, oportunizando assim um abatimento total de 10% (dez por cento). Os descontos serão aplicados tendo como base o valor de responsabilidade de cada aluno;

• Adicionalmente, a Instituição concederá prazo para o pagamento sem juros e multa da referida parcela até 30 de abril de 2021, com possibilidade de parcelamento dessa, no cartão de crédito, em até 03 (três) vezes.

Dando continuidade às ações de preparação para o retorno das atividades práticas, nos termos da legislação vigente, e manutenção da qualidade do processo de ensino e aprendizagem, serão publicados editais e oferta das monitorias de maneira presencial e/ou remota.

Mantendo o cuidado com seus alunos, as atividades dos cursos de pós-graduação lato sensu serão por via remota, utilizando-se o aplicativo Microsoft Teams, já utilizado regularmente no ensino de graduação do UNESC.

A matrícula dos veteranos para o 1º semestre letivo de 2021 ocorrerá no período de 16/12/2020 a 11/01/2021, conforme previsto no Calendário Acadêmico, com desconto de 5% de pontualidade, acrescido de 5%, como esforço adicional institucional, totalizando 10% de desconto na 1ª parcela da semestralidade, mantendo-se assim os percentuais de descontos praticados nas últimas parcelas da semestralidade do 2º semestre de 2020, tendo como base o valor de responsabilidade de cada aluno.

Até que tudo se normalize e cumprindo o art. 9º, inciso XVIII, da Portaria Conjunta SEDU/SESA nº 01-R, de 08 de agosto de 2020, o UNESC realizará as Cerimônias de Colação de Grau de maneira remota, através do uso da plataforma Zoom Cloud Meetings.

A participação na colação de grau remota se dará por adesão voluntária dos formandos.

Para participar da Cerimônia de Colação de Grau de maneira remota, cada formando deverá:

1. acessar o Painel do Aluno, em data a ser divulgada pela Coordenação do Curso, a fim de dar seu aceite digital ao Termo de Ciência e Anuência, que especificará as condições técnicas e institucionais para concessão de seu grau acadêmico nas datas e horários agendados;

2. verificar no Painel do Aluno, o link e senha, pessoal e intransferível, para acesso ao Zoom Cloud Meetings, a partir das 18h do dia de sua Cerimônia de Colação de Grau de maneira remota;

3. ingressar no Zoom Cloud Meetings, a partir das 18h do dia da sua Cerimônia de Colação de Grau de maneira remota e incluir seu nome completo e número de matrícula, nessa ordem;/p>

4. seguir as orientações do cerimonial durante toda a sessão, contribuindo para o bom andamento da solenidade;

5. solicitar o grau acadêmico, no momento em que for chamado, a partir de dispositivo eletrônico que permita abertura de áudio e vídeo.

Ao realizar o aceite digital ao Termo de Ciência e Anuência, o formando concorda com a transmissão simultânea da solenidade pela plataforma do YouTube e/ou outras redes sociais da Instituição, com a cessão gratuita de seus direitos de imagem, voz, som e nome, possibilitando que seus familiares, amigos e comunidade acadêmica possam acompanhar, ao vivo, a formatura.

O formando deverá cumprir todas as normas estabelecidas para a Cerimônia de Colação de Grau, sob pena de não receber a outorga de seu grau.

Aqueles que, por qualquer motivo, não tiverem a concessão do grau conferida nessa cerimônia, poderão solicitar Colação de Grau Administrativa nas datas pré-definidas em Calendário Acadêmico.

No período de 22 de março a 04 de abril de 2021, estão suspensos os atendimentos presencias da Biblioteca, não sendo possível a retirada e a devolução de exemplares do acervo. Nesse período, não haverá incidência de multas pelo eventual atraso na devolução.

Caso o aluno necessite de orientação com relação ao acervo virtual, artigo ou digitalização de algum capítulo de obras do acervo impresso, basta entrar em contato pelo endereço de e-mail biblioteca@unesc.br (Colatina) ou biblioteca2@unesc.br (Serra).

A Biblioteca Virtual e as Bases de Dados permanecem com acesso digital por tempo ilimitado.

Atendendo ao pedido dos alunos sobre a padronização de uma ferramenta para as aulas remotas e tutoriais, a Instituição utilizará o Microsoft Teams, cujas orientações de acesso estarão disponíveis na home do Painel do Aluno.

Caso ocorra algum problema de conexão ou impossibilidade de participação do discente na sessão tutorial [por via remota], o mesmo poderá encaminhar o tutorial de forma manuscrita, seguindo o Protocolo de Entrega de Tutorial por Escrito.

Para as Atividades Complementares, continuará sendo utilizado o aplicativo Zoom Cloud Meetings, pois permite a participação de pessoas externas à comunidade acadêmica.

Seguindo as determinações do Decreto nº 4838-R, de 17 de março de 2021, do Governo do Estado do Espírito Santo, os atendimentos do UNESC à comunidade acadêmica serão realizados de maneira online, pelo e-mail atendimento@unesc.br, do Câmpus Colatina e atendimento_serra@unesc.br, do Câmpus Serra.

O UNESC Saúde manterá os atendimentos nas áreas Cardiovascular, Oncológica, Obstétrica e Clínica de Fisioterapia. Para informações sobre o UNESC Saúde devem entrar em contato pelo (27) 3723-3073.

O Hospital Veterinário mantem suas atividades, com atendimento 24h, e as consultas podem ser agendadas pelo (27) 3723-3113.

Medidas para redução de despesas e manutenção dos empregos estão sendo consideradas pelo UNESC, conforme legislação atual.

Os setores administrativos que já retomaram suas atividades presenciais trabalham visando à organização da Instituição para o retorno das atividades acadêmicas presenciais, assim que autorizado pelo Poder Público.

Os setores indispensáveis para a gestão do UNESC e para o andamento das atividades acadêmicas remotas permanecem em teletrabalho.

Continuam em vigor nos Câmpus do UNESC as medidas de segurança e prevenção à COVID-19, como distanciamento social, utilização de EPI, protocolos de higienização e desinfecção, teletrabalho, flexibilização de horário dos turnos de trabalho para os serviços presenciais, afastamento dos colaboradores do grupo de risco, dentre outras, e manutenção das atividades acadêmicas de forma remota, medidas essas formalizadas pelo Poder Público.

Para atender as necessidades decorrentes da pandemia, o UNESC, em parceria com outras entidades, com o apoio de seus alunos e professores, continua produzindo em seus laboratórios, álcool em gel, protetores faciais e sabão ecológico, a partir do reaproveitamento de óleo de cozinha.

Preocupado com a exposição dos policiais, que prestam um serviço essencial para a população, o UNESC, distribuiu à Polícia Civil e Polícia Militar do município de Colatina-ES, álcool em gel e sabão ecológico.

Para atender ao grande fluxo de EPIs do Hospital Maternidade São José, foram doados protetores faciais (Face Shields) feitos em impressão 3D.

As atividades de 2021 do Comitê Gestor de Crise – Coronavírus (COVID-19) do UNESC tiveram início no dia 18 de janeiro de 2021. O Comitê Gestor de Crise – Coronavírus (COVID-19) do UNESC se reúne, ordinariamente, todos os dias úteis, no turno matutino, com publicação de novos comunicados, quando necessário, até às 15h. Outras medidas internas que se fizerem necessárias poderão ser adotadas, com a respectiva divulgação junto aos membros da comunidade acadêmica, pelos canais de comunicação oficiais do UNESC.

Qualquer dúvida sobre procedimentos deve ser encaminhada e respondida pelo Comitê Gestor, por meio do endereço eletrônico ouvidoria@unesc.br, podendo o contato da comunidade acadêmica ser realizado com o Coordenador de seu curso.

Pedimos a todos que sigam as medidas de proteção indicadas pela OMS e reforçamos que toda a comunidade acadêmica continua conclamada a dar a sua contribuição individual e coletiva à prevenção do COVID-19, para benefício de todos.

O UNESC reconhece e agradece o empenho dos alunos em cumprir suas atividades e manter em dia seus compromissos, para que, dessa forma, unidos, possamos alcançar o principal objetivo de nossos professores, e de todo o corpo técnico-administrativo, que é o de manter a qualidade de nosso ensino e de toda a atividade prestada pelo UNESC.

Agradecemos também ao nosso corpo docente pelo empenho e dedicação nas aulas lecionadas de forma remota e ao corpo técnico-administrativo pela realização de seu trabalho, de forma a atender às solicitações e demandas.