Olá, Comunidade Acadêmica!

Estamos enfrentando um momento complicado, nunca vivido antes por nenhum de nós. Sabemos que não tem sido fácil para vocês se adaptarem à nova rotina, trabalhando e estudando de suas casas; tendo a internet como único elo com os professores e colegas de sala. Também estamos ansiosos para que tudo se normalize e, assim, possamos voltar à nossa rotina, com nossas salas e corredores cheios de novo. Mas, enquanto isso não acontece, vamos ter que nos adequar às normas de segurança estabelecidas pelos órgãos responsáveis. Como vocês, nossa Instituição também teve que adotar novas práticas para não interromper nossa missão. E para manter a comunicação com a comunidade durante esse período, foi criado o Comitê Gestor de Crise – Coronavírus (COVID-19) do UNESC.

A partir dos comunicados diários emitidos pelo Comitê (que podem ser conferidos, na íntegra, ao final desta página), fizemos um consolidado com os principais assuntos, até o dia 21 de setembro de 2020, para facilitar a leitura/comunicação:

ÚLTIMO COMUNICADO

Todo membro da comunidade acadêmica que apresente quadro gripal e/ou sintomas respiratórios (tosse, coriza, etc.), acompanhados, ou não, de febre deve ficar em casa, e/ou procurar por atendimento em serviço de saúde, mantendo-se afastado das atividades e comunicar à Instituição por meio do endereço eletrônico ouvidoria@unesc.br, com atestado de acompanhamento e tratamento, se for o caso.

Seguindo a legislação vigente e preocupado com os alunos, o UNESC e seus colaboradores não têm medido esforços para viabilizar o cumprimento da matriz curricular para que o semestre letivo não seja perdido.

Durante o período de isolamento social, que teve início em 17/03/2020, as atividades acadêmicas serão realizadas na modalidade remota, por meio do Portal UNESC, seguindo o mesmo padrão presencial, conforme planejamento de cada disciplina/módulo, não caracterizando EAD, conforme as determinações do Ministério da Educação, e utilizando-se de meios e tecnologias de informação e comunicação, com dedicação redobrada e efetiva atuação dos nossos professores.

O 2º semestre letivo de 2020 teve início no dia 13 de julho, atendendo o Decreto nº 4683-R, do Governador do Espírito Santo.

Seguindo as determinações da Portaria Conjunta SEDU/SESA nº 01-R, de 08/08/2020, foram nomeados membros para os Comitês Locais de Prevenção (Câmpus Colatina e Serra), que adequaram o Plano de Contingência Institucional do UNESC, em vigência desde 12/03/2020, ao novo formato do Plano Estratégico de Prevenção e Controle (PEPC) da transmissão do novo Coronavírus (COVID-19) e o divulgaram como condição para a retomada das atividades práticas obrigatórias e estágio curricular, de forma presencial.

Dando continuidade às ações de preparação para o retorno/reposição das atividades práticas, nos termos da legislação vigente, e manutenção da qualidade do processo de ensino e aprendizagem, em 21/08/2020, aconteceu via Zoom, uma capacitação para docentes, corpo técnico-administrativo e discentes dos cursos e períodos que possuíam datas definidas para o referido retorno. Na mesma data, foi publicado, nos Painéis do Aluno, do Professor e do Colaborador, a primeira versão dos Planos Estratégicos de Prevenção e Controle (PEPC) da Transmissão do Novo Coronavírus (COVID-19), dos Câmpus Colatina e Serra, que serão inseridos no sistema do Governo do Estado do Espírito Santo seguindo a determinação da Portaria Conjunta SEDU/SESA n° 01-R, de 08/08/2020.

Seguindo os PEPCs, o UNESC já retornou com aproximadamente 27% dos alunos, de forma gradual e alternada, nas atividades práticas presenciais e de estágio, e a partir de 14/09/2020, esse número foi ampliado para aproximadamente 46%, distribuídos dentro e fora da instituição, em dias e horários alternados.

Tendo em vista que as aulas teóricas e as sessões tutoriais estão sendo integralizadas com a manutenção do processo de ensino e de aprendizagem, para essas ficam mantidas as atividades acadêmicas de forma remota, visando à garantia do distanciamento necessário nas áreas de circulação e das demais medidas para a segurança da comunidade acadêmica.

As avaliações das atividades práticas de estágio e laboratórios serão definidas juntamente com o calendário específico a ser estabelecido no retorno das atividades presenciais.

Para dar apoio ao aluno que sente prejuízo por não conseguir acompanhar as atividades de forma remota, a Instituição oferecerá, de forma opcional, o “REVISANDO 2020”, conforme calendário específico do curso/período a ser oportunamente definido.

Os alunos que não fizerem sua matrícula no 2º semestre letivo de 2020 continuarão com direito a frequentar as aulas práticas da disciplina do 1º semestre letivo de 2020, quando autorizado pelo Poder Público, conforme calendário específico, sem ônus adicional.

A previsão de final do ano letivo para os cursos/períodos com disciplinas exclusivamente de natureza teórica será em 17/11/2020, exceto para as atividades de recuperação.

Ficam suspensas as atividades extracurriculares que envolvam aglomerações em ambientes fechados, durante o período de circulação dos agentes causadores de síndromes gripais, como o novo Coronavírus (COVID19).

Os feriados previstos no Calendário Acadêmico estão mantidos, durante a realização das atividades remotas.

Atendendo ao pedido dos alunos sobre a padronização de uma ferramenta para as aulas remotas e tutoriais, no 2º semestre letivo de 2020, a Instituição utilizará o Microsoft Teams, cujas orientações de acesso estarão disponíveis na home do Painel do Aluno.

Para as Atividades Complementares, continuará sendo utilizado o aplicativo Zoom Cloud Meetings, pois permite a participação de pessoas externas à comunidade acadêmica.

Seguindo as determinações da Portaria Conjunta SEDU/SESA nº 01-R, de 08/08/2020, foram nomeados, pela Portaria da Reitoria do UNESC, de 11/08/2020, os membros para os Comitês Locais de Prevenção (Câmpus Colatina e Serra), que adequarão o Plano de Contingência Institucional do UNESC, em vigência desde 12/03/2020, ao novo formato do Plano Estratégico de Prevenção e Controle (PEPC) da transmissão do novo Coronavírus (COVID-19) e o divulgarão como condição para a retomada das atividades práticas obrigatórias e estágio curricular, de forma presencial, dos cursos de ensino superior da área de saúde (Educação Física Bacharelado, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Odontologia) e para os concludentes do último semestre dos demais cursos, prevista para acontecer a partir de 24/08/2020, de forma gradual, alternada e seguindo as determinações contidas no PEPC.

• Câmpus Colatina: KAREN DE VASCONCELOS CALIXTO (Coordenadora do Comitê Local de Prevenção e representante da Diretoria da Instituição), ROMULO GORONCI SANT’ANA (representante da Coordenação da Instituição), TATIANI BELLETTINI DOS SANTOS e RUBIENE CALEGARIO (representantes do corpo docente), HEITOR PESCA BARBIERI e DAIANE KAROLINE ZOTTELE TERRA (representantes dos estudantes).

• Câmpus Serra: LILIANE TEIXEIRA (Coordenadora do Comitê Local de Prevenção e representante da Diretoria da Instituição), AGDA CROSSI CALEGÁRIO ANACLETO DA SILVA (representante da Coordenação da Instituição), JORGE LUIZ D’AMBRÓSIO e RAYNER RAULINO E SILVA (representantes do corpo docente), KELLI MÉDICI NUNES e PEDRO HENRIQUE CIPRIANY (representantes dos estudantes).

Sobre as atividades avaliativas do 1° bimestre, o Comitê sugere que as atividades realizadas pelo discente sejam integralmente aproveitadas como avaliação da aprendizagem relativa ao 1º bimestre.

Os docentes ou supervisores de período que optarem por aplicação de prova online sobre os conteúdos do 1º bimestre deverão fazê-lo por meio da plataforma Moodle.

Fica mantida a Segunda Chamada do 2º bimestre de 2020/1 e o Exame Especial de Recuperação, referente ao semestre letivo de 2020/1.

Sobre as atividades avaliativas do 2° bimestre, recomenda-se que os docentes ou supervisores de período sigam as mesmas recomendações para o 1° bimestre, devendo a nota ser registrada até o dia 22 de junho de 2020.

Os resultados finais das disciplinas cursadas em 2020 serão registrados à medida que teoria e prática forem integralizadas.

A parte prática das disciplinas do 1º semestre letivo de 2020 terá uma única avaliação, sendo a nota lançada para o 1º e 2º bimestres.

As disciplinas que possuem atividades práticas só terão sua recuperação após a reposição e avaliação das referidas atividades.

As atividades avaliativas do segundo semestre letivo de 2020 manterão as regras estabelecidas para 2020/1, conforme Comunicado 32, de 05 de maio de 2020.

Mantendo o cuidado com seus alunos, conforme previsto nos Comunicados anteriores, o UNESC comparou as despesas operacionais e de pessoal de agosto com fevereiro de 2020 e constatou uma diminuição de 4,33% (quatro vírgula trinta e três por cento).

Assim sendo, a Instituição concederá, como esforço adicional, para a parcela com vencimento em 30 de setembro de 2020:

• 5% (cinco por cento) de desconto, acrescido de um desconto de 5% (cinco por cento) de pontualidade para pagamento à vista até o 6º dia útil do mês de outubro de 2020, oportunizando assim um abatimento total de 10% (dez por cento). Os descontos serão aplicados tendo como base o valor de responsabilidade de cada aluno;

• Adicionalmente, a Instituição concederá prazo para o pagamento sem juros e multa da referida parcela até o dia 31 de outubro de 2020, com possibilidade de parcelamento dessa, no cartão de crédito, em até 03 (três) vezes.

Os alunos que já tiverem antecipado o pagamento da semestralidade do segundo semestre do ano de 2020 terão os descontos apurados ao final do semestre, conforme descontos informados nos comunicados, sendo o valor lançado na primeira parcela da semestralidade do ano de 2021. Esse valor apurado será reembolsado aos concluintes ou ao SICOOB para os alunos beneficiários do Programa Faça Acontecer, conforme o caso

Dando continuidade às ações de preparação para o retorno das atividades práticas, nos termos da legislação vigente, e manutenção da qualidade do processo de ensino e aprendizagem, serão publicados editais para reestruturação e oferta das monitorias de maneira presencial e/ou remota.

Em relação às monitorias de 2020/1: serão publicados editais complementares permitindo que os monitores já selecionados retomem as atividades de monitoria, mediante a assinatura de novo Termo de Compromisso, no formato e nas condições a serem estabelecidas em cada edital.

Em relação às monitorias de 2020/2: serão publicados novos editais de monitoria, estabelecendo o formato e as condições que regerão a atividade de monitoria no semestre letivo de 2020/2.

Mantendo o cuidado com seus alunos, o retorno às atividades dos cursos de pós-graduação lato sensu dar-se-á a partir de 15 de agosto de 2020, por via remota, utilizando-se o aplicativo Microsoft Teams, já utilizado regularmente no ensino de graduação do UNESC.

A matrícula dos veteranos para o 2º semestre letivo de 2020, ocorrerá no período de 01 a 08 de julho de 2020. O cumprimento deste prazo permitirá que, no dia 13/07/2020, data de início do 2º semestre letivo de 2020 para os veteranos, os alunos estejam inseridos nas equipes do Microsoft Teams, para participação nas aulas remotas.

Os alunos que realizarem sua matrícula após o prazo previsto estarão inseridos nas equipes do Microsoft Teams 2 dias úteis depois de sua efetivação.

Para os alunos que não integralizaram disciplinas com atividades práticas, em função de suspensão legal das atividades presenciais pelo Poder Público, a matrícula do 2º semestre, excepcionalmente, dependerá da opção do aluno pelo Aceite ao Termo Aditivo ao Contrato Originário de Prestação de Serviços Educacionais, no período de 22 a 26 de junho de 2020.

O UNESC realizará sua Cerimônia de Colação de Grau de maneira remota, através do uso da plataforma Zoom Cloud Meetings, para os alunos concluintes do 1º semestre letivo de 2020, Câmpus Serra e Colatina, respectivamente, nos dias 03 e 04 de agosto de 2020.

A participação na colação de grau remota se dará por adesão voluntária dos formandos.

Aqueles que não aceitarem participar da sessão, ou não tiverem a concessão do grau conferida nessa cerimônia pelo não cumprimento das regras estabelecidas, poderão solicitar colação de grau administrativa nas datas pré-definidas pela Instituição, em Calendário Acadêmico.

Para participar da Cerimônia de Colação de Grau de maneira remota, cada formando deverá:

1. acessar o Painel do Aluno, entre os dias 28 e 29 de julho de 2020, a fim de dar seu aceite digital ao Termo de Ciência e Anuência, que especificará as condições técnicas e institucionais para concessão de seu grau acadêmico nas datas e horários agendados;

2. verificar no Painel do Aluno, o link e senha, pessoal e intransferível, para acesso ao Zoom Cloud Meetings, a partir das 18h do dia de sua Cerimônia de Colação de Grau de maneira remota;

3. ingressar no Zoom Cloud Meetings, a partir das 18h do dia da sua Cerimônia de Colação de Grau de maneira remota e incluir seu número de matrícula e nome completo vinculado à sua matrícula;

4. seguir as orientações do cerimonial durante toda a sessão, contribuindo para o bom andamento da solenidade;

5. solicitar, no momento em que for chamado, o grau acadêmico, a partir de dispositivo eletrônico que permita abertura de áudio e vídeo;

Ao realizar o aceite digital ao Termo de Ciência e Anuência, o formando concorda com a transmissão simultânea da solenidade pela plataforma do YouTube e/ou outras redes sociais da Instituição, com a cessão gratuita de seus direitos de imagem, voz, som e nome, possibilitando que seus familiares, amigos e comunidade acadêmica possa acompanhar, ao vivo, a formatura.

O formando deverá cumprir todas as normas estabelecidas para a Cerimônia de Colação de Grau, sob pena de não receber a outorga de seu grau.

A Biblioteca Virtual e as Bases de Dados permanecem com acesso digital por tempo ilimitado. Até que a situação se normalize e as atividades acadêmicas sejam retomadas, não será cobrado multa na devolução de livros para a Biblioteca

Atendendo ao pedido dos alunos sobre a padronização de uma ferramenta para as aulas remotas e tutoriais, no 2º semestre letivo de 2020, a Instituição utilizará o Microsoft Teams, cujas orientações de acesso estarão disponíveis na home do Painel do Aluno.

Caso ocorra algum problema de conexão ou impossibilidade de participação do discente na sessão tutorial [por via remota], o mesmo poderá encaminhar o tutorial de forma manuscrita, seguindo o Protocolo de Entrega de Tutorial por Escrito.

Para as Atividades Complementares, continuará sendo utilizado o aplicativo Zoom Cloud Meetings, pois permite a participação de pessoas externas à comunidade acadêmica.

O UNESC viabilizará o retorno opcional do Internato em cenários específicos com um formato especial adaptado à atual situação de pandemia e às normas de biossegurança, mediante requerimento dos alunos.

Em atendimento a solicitação dos alunos, o UNESC viabilizará o retorno opcional às atividades do estágio obrigatório, para os alunos que estiverem cursando o último ano dos cursos de graduação em Enfermagem, Fisioterapia e Farmácia em cenários específicos, com um formato especial adaptado à atual situação de pandemia e às normas de biossegurança, mediante requerimento específico.

A participação nos demais estágios obrigatórios e não obrigatórios de todos os cursos do UNESC, depende do funcionamento e interesse do concedente do estágio, observadas as orientações aplicáveis, inclusive as de biossegurança, seguindo o procedimento estabelecido para o estágio por meio do Painel do Aluno.

Ficam mantidas as atividades dos Programas de Residência do UNESC. As ações implementadas pela COREMU, para as atividades remotas e em campo de estágio dos Programas de Residência Uni e Multiprofissional atendem às recomendações do Conselho Nacional de Saúde, durante a Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional em decorrência da Doença por Coronavírus – COVID-19.

O UNESC Saúde manterá os atendimentos nas áreas Cardiovascular, Oncológica, Obstétrica e Clínica de Fisioterapia. Para informações sobre o UNESC Saúde devem entrar em contato pelo (27) 3723-3073.

O Hospital Veterinário mantem suas atividades, com atendimento 24h, e as consultas podem ser agendadas pelo (27) 3723-3113.

Medidas para redução de despesas e manutenção dos empregos estão sendo consideradas pelo UNESC, conforme legislação atual.

Os setores administrativos que já retomaram suas atividades presenciais trabalham visando à organização da Instituição para o retorno das atividades acadêmicas presenciais, assim que autorizado pelo Poder Público.

Os setores indispensáveis para a gestão do UNESC e para o andamento das atividades acadêmicas remotas permanecem em teletrabalho.

Continuam em vigor nos Câmpus do UNESC as medidas de segurança e prevenção à COVID-19, como distanciamento social, utilização de EPI, protocolos de higienização e desinfecção, teletrabalho, flexibilização de horário dos turnos de trabalho para os serviços presenciais, afastamento dos colaboradores do grupo de risco, dentre outras, e manutenção das atividades acadêmicas de forma remota, medidas essas formalizadas pelo Poder Público.

Para atender as necessidades decorrentes da pandemia, o UNESC, em parceria com outras entidades, com o apoio de seus alunos e professores, está produzindo em seus laboratórios, álcool em gel, protetores faciais e sabão ecológico, a partir do reaproveitamento de óleo de cozinha.

Preocupado com a exposição dos policiais, que prestam um serviço essencial para a população, o UNESC, distribuiu à Polícia Civil e Polícia Militar do município de Colatina-ES, álcool em gel e sabão ecológico.

Para atender ao grande fluxo de EPIs do Hospital Maternidade São José, foram doados protetores faciais (Face Shields) feitos em impressão 3D.

O Comitê Gestor de Crise – Coronavírus (COVID-19) do UNESC se reúne, ordinariamente, todos os dias úteis, no turno matutino, com publicação de novos comunicados, quando necessário, até às 15h.

Outras medidas internas que se fizerem necessárias poderão ser adotadas, com a respectiva divulgação junto aos membros da comunidade acadêmica, pelos canais de comunicação oficiais do UNESC.

Qualquer dúvida sobre procedimentos deve ser encaminhada e respondida pelo Comitê Gestor, por meio do endereço eletrônico ouvidoria@unesc.br, podendo o contato da comunidade acadêmica ser realizado com o Coordenador de seu curso.

Pedimos a todos que sigam as medidas de proteção indicadas pela OMS e reforçamos que toda a comunidade acadêmica continua conclamada a dar a sua contribuição individual e coletiva à prevenção do COVID-19, para benefício de todos.

O UNESC reconhece e agradece o empenho dos alunos em cumprir suas atividades e manter em dia seus compromissos, para que, dessa forma, unidos, possamos alcançar o principal objetivo de nossos professores, e de todo o corpo técnico-administrativo, que é o de manter a qualidade de nosso ensino e de toda a atividade prestada pelo UNESC.

Agradecemos também ao nosso corpo docente pelo empenho e dedicação nas aulas lecionadas de forma remota e ao corpo técnico-administrativo pela realização de seu trabalho, de forma a atender às solicitações e demandas.