Objetivos do Curso

Capacitar profissionais de medicina na especialidade de Médicos de Família e Comunidade, de acordo com a legislação específica e diretrizes da Comissão Nacional de Residência Médica, que sejam capazes de desenvolver novas linhas de conduta nas práticas de saúde, com aplicação de ferramentas, mediante problemas identificados no âmbito familiar e da comunidade, baseados nos princípios do Sistema Único de Saúde.

Inscreva-se

  • Principais atividades:

    Desenvolver habilidades profissionais em relação à consulta ambulatorial individual ou familiar nas áreas de atuação da clínica da Atenção Primária a Saúde e da Medicina de Família e Comunidade.

    Inserir o médico nas atividades de organização e realização de grupos de pacientes/pessoas, que contemplem à participação do residente e que tenham por objetivo a informação, a educação em saúde, o incremento da autonomia, bem como o suporte terapêutico.

    Discutir temáticas específicas e/ou questões mais prevalentes no âmbito dos problemas de saúde da criança, do adolescente, das mulher e homens, e dos idosos.

    Participar e entender a importância do cadastramento de famílias, do contato com associações de moradores, da participação em reuniões comunitárias, dos Conselhos de Saúde e outras instâncias de representação social da comunidade, além das ações de intersetorialidade.

    Estimular o médico residente, a partir de atividades teóricas, na forma de estudos dirigidos, cursos, discussões de casos e temas clínicos, seminários de integração teórico-prática, a perceber a importância da produção científica.

    Participar de jornadas, seminários e congressos na área de interesse da medicina da família e comunidade.

    Realizar treinamento em serviço, também, nas áreas da atenção secundária e terciária à saúde, aí incluídos o acompanhamento de pacientes sob regime de internação hospitalar e o atendimento de situações de emergência no âmbito da prática médica.

    Sensibilizar o médico residente focado no objeto de sua formação e aptidão, sem perder a lógica de ser generalista, humanista, crítico e reflexivo, com capacidade para atuar, pautado em princípios éticos, no processo de saúde-doença em seus diferentes níveis de atenção, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação à saúde, na perspectiva da integralidade da assistência, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano.

    Utilizar recursos adequados, segundo a fonte selecionada para obtenção de dados (usuários, trabalhadores de saúde, meios de comunicação, sistemas estruturados de informação, diretrizes, conselhos, e colegiados, representantes da comunidade, ONGs e das diversas esferas governamentais) interpretando-os na tomada de decisão de maneira ágil e ética buscando o fazer pactuado na implementação das mesmas.

    Coletar dados primários e utilizar dados secundários para o levantamento de prioridades frente às necessidades coletivas de saúde e produção científica.

    Perceber a saúde como um estado de bem-estar físico, psíquico e social, ambiente-dependente, nas várias situações epidemiológicas do local onde escolher para viver e trabalhar, e atuará com habilidade na sua promoção, na prevenção de agravos e na reabilitação.

  • Área de Atuação:

    Unidade Básica de Saúde

  • Habilidades pessoais recomendadas:

    O Médico de Família e Comunidade é um médico especializado que, além de possuir cultura indispensável à prática da Medicina, consagra-se ao estudo e à prática da Medicina de Família e Comunidade, devendo, em consequência, no exercício de sua profissão médica, usufruir das mesmas regalias e direitos, bem como suportar as mesmas obrigações dos demais profissionais médicos, se obrigando a pautar seus atos, dentro e fora de sua profissão, de acordo com as normas e preceitos do Código de Ética Médica dos Conselhos Regionais de Medicina do Brasil, bem como de acordo com as normas, regulamentos e demais disposições legais pertinentes, e aquelas relativas as habilidades adquiridas na especialização.

  • Título conferido:

    Especialista em Medicina de Família e Comunidade.

Docentes

Nome Titulação Formação Carga Horária Semanal
Ândora da Silva Braga Especialista Medicina de Família e Comunidade 20
Bruno Andreatta Marino Mestre Medicina de Família e Comunidade 36
Carlos Augusto Padovan Marino Especialista Medicina de Família e Comunidade 36
Daniel Rossi Cassaro Especialista Medicina de Família e Comunidade 36
Débora Padovan Marino Especialista Medicina de Família e Comunidade 36
Edgar Gatti Especialista Medicina de Família e Comunidade 36
Flávio Tardin Silva Especialista Pediatria 36
Francine Fiorot Prando de Vasconcelos Especialista Pediatria 36
Leonardo Lence Barbosa Especialista Pediatria 36
Marco Túlio Schepierski Jorio Mestre Medicina de Família e Comunidade 36
Paulo Roberto Angelete de Alvarez Bernardes Especialista Cardiologia 36
Renylena Schimidt Lopes Especialista Ginecologia e Obstetrícia 20


Atividades Teóricas e Práticas

Tipo de Atividade Estágio Local Carga Horária
Prática Ambulatório Unesc Saúde - Honório Fraga 1152
Unidade de Saúde Prefeitura Municipal de Colatina 3264
Pronto Socorro Hospital e Maternidade São José 768
Teórica Teórica Hospital e Maternidade São José 576
TOTAL 5760