Objetivos do curso

Juntamente com o curso profissional de nível médio Técnico em Vigilância em Saúde, o UNESC visa proporcionar aos alunos os conhecimentos teóricos e práticos necessários à formação profissional na área, além de colocar a ciência a tecnologia e a ética a serviço da vida como prioridade em suas ações.

Com o curso Técnico em Vigilância em Saúde do UNESC, torna-se imprescindível desenvolver um conjunto de medidas que possam eliminar, reduzir ou prevenir riscos à saúde, bem como intervir nos problemas de saúde decorrentes do meio ambiente, incluindo trabalho, produção e circulação de mercadorias, e a prestação de serviços de interesse para a saúde.

No UNESC, o corpo discente conta com excelentes estruturas institucionais, como laboratórios de informática, centro de anatomia, laboratórios de habilidade, etc. que atendam às expetativas do curso assim como convênios com outras instituições que facilitem o aprendizado.

Inscreva-se
  • Principais atividades:

    Detectar epidemias, registrar a propagação de doenças, estimar a morbimortalidade de determinados agravos e fazer recomendações objetivas e científicas necessárias para prevenir ou controlar a ocorrência de problemas específicos de saúde são monitores técnicos em saúde.

    Atua por meio do Plano de Ação da Vigilância Sanitária, que define as ações a serem implementadas de acordo com os parâmetros do planejamento nacional, permitindo flexibilidade para definir metas regionais que abranjam todas as áreas da saúde.

    O Ministério da Saúde determina as ações e os parâmetros para a vigilância em saúde.

    Imunizações;

    Controle de doenças;

    Vigilância sanitária;

    Vigilância ambiental;

    Investigação epidemiológica;

    Notificação de doenças e agravos;

    Diagnóstico laboratorial de agravos de saúde pública;

    Divulgação de informações epidemiológicas;

    Controle das ações de vigilância em saúde;

    Alimentação e manutenção de sistemas de informação;

    Monitoramento de agravos de relevância epidemiológica;

    Vigilância de doenças transmitidas por vetores.

    Como base nesses parâmetros, cada esfera elabora o seu próprio planejamento que pode contemplar outras ações de acordo com o contexto da região.

  • Para a atuação como Técnico em Vigilância em Saúde, são fundamentais:

    De acordo com a resolução (CNS) nº 588, as seguintes diretrizes devem ser seguidas no monitoramento da assistência à saúde:

    Divisão de responsabilidades em três áreas administrativas, levando em consideração as especificidades de cada local e região;

    As atividades devem incluir a saúde pública em todos os seus pontos de tratamento, bem como vigilância sanitária, epidemiológica, ambiental e de saúde ocupacional;

    Práticas de gestão e trabalho para garantir a integralidade do cuidado com acompanhamento na rede de saúde;

    Integrar diversas práticas de vigilância em saúde com laboratórios de saúde pública, promovendo o intercâmbio de conhecimentos e tecnologias, além do trabalho multidisciplinar e interdisciplinar;

    Cooperação técnica e científica a nível nacional e internacional;

    Gestão de riscos por meio da identificação de riscos, doenças e lesões, planejamento, intervenção, regulação, comunicação, estratégias de gestão;

    Monitorar e responder a emergências de saúde pública de acordo com os regulamentos internacionais de saúde e promover estratégias que fortaleçam os estabelecimentos básicos de saúde;

    Coletar evidências com base na análise de saúde pública para fortalecer práticas e gestão de saúde pública;

  • Habilidades pessoais recomendadas:

    Faz se necessário que o candidato tenha comprometimento com a área da saúde.

    Deve desenvolver capacidade de tomada de decisões, boa comunicação, organização, empatia, trabalho em equipe e também lidar bem com emoções.

    A vigilância em saúde é formada por um conjunto de componentes como vigilância sanitária, vigilância ambiental, saúde do trabalhador dentre outro, que trabalham de forma coordenada. Portanto, quando falamos em vigilância em saúde é necessário que o candidato desenvolva comprometimento e responsabilidade com a área.

  • Título conferido:

    Técnico em Vigilância em Saúde.

Conteúdo e Programação

  • DURAÇÃO
    18 meses.
Inscreva-se