WEBINAR: Inovações Tecnológicas e o Futuro da Medicina

Publicado em: 14 de outubro de 2020

 

Com a pandemia do Covid-19, houve um grande avanço no que diz respeito às tecnologias e à busca por informações de saúde pela internet. Nas diversas áreas, a sociedade sentiu a necessidade de usar tais informações de forma mais eficaz em relação aos processos de saúde. Porém, isso, que poderia ser mais um fator para distanciar médicos e pacientes, está revolucionando esse relacionamento. Nessa perspectiva, podemos destacar a criação de aplicativos mais acessíveis ao público, facilitando a comunicação médico x paciente; os sites cada vez mais intuitivos e várias consultas acontecendo por telemedicina.

Neste contexto e em comemoração ao Dia do Médico, com o objetivo de manter nossos alunos sempre atualizados em relação às novas tecnologias para área da saúde, preparamos este webinar com a presença dos doutores: Hélio Angoti Neto e Eduardo Cordioli.

 

Inscrições aqui

 

PROGRAMAÇÃO

 

19h – Abertura.

19h10min – Palestra: “Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde”, com o Dr. Hélio Angoti Neto.

20h – Palestra: "Telemedicina e Inteligência Artificial: uma nova medicina nasce da tecnologia", com o Dr. Eduardo Cordioli.

20h50min - Perguntas aos palestrantes.

21h20min - Encerramento.

 

 

CURRÍCULO DOS PALESTRANTES


Prof. Dr. Hélio Angotti Neto

Exerce o cargo de Secretário Nacional de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde do Ministério da Saúde do Brasil. Exerceu de janeiro de 2019 a junho de 2020 os cargos de Diretor do Departamento de Gestão da Educação na Saúde e de Secretário Substituto da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde do Brasil. Também foi membro Titular da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS. É professor da Uninove e atende no Hospital Oftalmológico de Brasília. Graduou-se em Medicina pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) em 2003 (CRM-ES 7517). Concluiu residência médica em Oftalmologia pela Universidade de São Paulo (USP) em 2006, ano no qual foi preceptor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e obteve o Título de Especialista em Oftalmologia pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Obteve o grau de Doutor em Ciências Médicas - Oftalmologia - pela Universidade de São Paulo (USP) em 2011. É membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, do Center for Bioethics and Human Dignity na qualidade de Global Scholar ligado à Global Bioethics Education Initiative em 2016 e da Associação Brasileira de Clínica Médica na qualidade de Presidente do Capítulo de História da Medicina (Triênio 2018-2020 e Triênio 2021-2023). É membro da Comissão Nacional Pró-SUS e da Comissão de Educação Médica do Conselho Federal de Medicina desde janeiro de 2020. É membro da Câmara Técnica de Bioética do Conselho Federal de Medicina desde junho de 2020. Criou e coordenou o Seminário de Filosofia Aplicada à Medicina e foi professor do Curso de Medicina do Centro Universitário do Espírito Santo (UNESC) de 2011 a 2018, sendo Coordenador de Curso de julho de 2012 a dezembro de 2018. Foi membro do Comitê de Ética em Pesquisa do UNESC, em Colatina, Espírito Santo, Brasil. Diretor Editorial da Revista Mirabilia Medicinae (suplemento em Humanidades Médicas da Mirabilia), sediada no Instituto de Estudos Medievais, vinculado à Universidade Autônoma de Barcelona. Áreas de Interese: Pesquisa em Ciências Médicas, Órbita, Retina, Catarata, Neuro-Oftalmologia, Filosofia da Medicina, Educação Médica, Humanidades Médicas e Bioética. Publicou diversos livros, artigos e capítulos de livro nas áreas de Oftalmologia, Bioética, Ética Médica, Educação Médica, Humanidades Médicas e Crítica Cultural. Membro da Comissão de Avaliadores do SAEME - ABEM / CFM (desde 2016).


Dr. Eduardo Cordioli

Médico graduado pela Universidade Federal de São Paulo, com residência médica e mestrado em Ginecologia e Obstetrícia com foco em Obstetrícia de Alta Complexidade e Medicina Fetal. Desde 2001 trabalha no Hospital Israelita Albert Einstein, onde atua como plantonista da Maternidade e após MBA em Gestão de Saúde assumiu cargo de liderança como Coordenador Médico da Maternidade em 2006. Em 2013 foi convidado para assumir o cargo de Gerente Médico de Unidade Avançada, onde lidera a expansão da Unidade Ibirapuera do Einstein, sendo responsável pela gestão de 500 pessoas em diversas áreas de atuação em medicina diagnóstica e pronto atendimento. Teve a oportunidade de coordenar a implantação da Unidade Klabin em 2016. Em 2016 assumiu a Gerência Médica da Telemedicina do Hospital Israelita Albert Einstein e desde então tem liderado equipes de tecnologia e assistenciais em projetos de transformação digital e inovação em saúde, foco em teleassistência, com 40 linhas de serviço digitais criadas, com exposição em território nacional e internacional.

Mais destaques